Releases 08/05/2017 - 14:50

Alimentação saudável requer atenção especial durante o processo de preparação


Paraná--(DINO - 08 mai, 2017) - Quando se pensa em alimentação saudável, logo vem a ideia de uma mesa farta e colorida, repleta de verduras, frutas, leguminosas e afins. O que a aparência apetitosa desses produtos muitas vezes esconde é a carga de substâncias químicas, danosas à saúde, frequentemente aplicadas em seu cultivo.

Os agrotóxicos estão presentes na maioria dos alimentos que fazem parte das refeições diárias ? mas isso não é, necessariamente, um problema ? desde que as doses desses componentes estejam de acordo com a regulamentação legal, elaborada para sinalizar o momento em que a ingestão passa a ser tóxica. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui uma ferramenta chamada Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Essa ferramenta permite avaliar continuamente os níveis de resíduos de produtos químicos nos mantimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor.

O primeiro relatório divulgado trouxe dados pesquisados entre o período de 2013 e 2015, apontando os alimentos com resíduos de agrotóxicos que representam risco agudo para a saúde. Dentre os 25 tipos avaliados, a laranja e o abacaxi lideram a lista, com 12,1% e 5% de amostras com potencial, respectivamente. Também estão na lista a couve, uva, alface, mamão, morango, manga, pepino, feijão, goiaba, repolho e maçã. Antes de correr para eliminar esses alimentos da dieta, é importante lembrar que o estudo considera os alimentos com casca e sem qualquer processo de higienização.

Então, saiba que é possível, sim, remover a carga extra de componentes químicos e garantir um prato balanceado, saudável e livre de agrotóxicos para as refeições de toda a família. Soluções simples auxiliam quem prepara os alimentos a remover esses agentes nocivos das receitas. Um dos destaques é o Hortifruti Nature, do fabricante "Tia Bica". Com ele, é possível reduzir em até 90% a presença de agrotóxicos nos alimentos de forma prática e rápida. Para isso, basta lavar e deixá-los de molho por 40 minutos em uma solução com duas colheres de sopa do produto para cada litro de água. A eficiência do processo é garantida por uma fórmula à base de bicarbonato de sódio sustentável - atóxica, sem qualquer tipo de resíduo danoso para a saúde ou interferência no sabor e textura dos alimentos, que preservam todas as suas propriedades nutricionais originais, sem interferência química.

Os produtos Tia Bica têm um selo de chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), qualificando a tecnologia utilizada em sua fabricação como "Mecanismo de Desenvolvimento Limpo". Ecologicamente correto e totalmente biodegradável, contribui para a preservação da natureza ? prova inquestionável de sua eficácia no processo de combate aos resíduos tóxicos. A linha pode ser encontrada em supermercados de todas as regiões do Brasil ou adquirida na loja online: http://tiobonatoloja.com.br.

Ameaça real
Todo esse cuidado antes de servir os alimentos não tem nada de exagero ? é, na verdade, uma medida importante na manutenção da saúde. De acordo com o boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de intoxicação aguda por agrotóxicos (acute pesticide poisoning ? APP) representam uma morbidade (conjunto de causas capazes de produzir uma doença) e mortalidade significativas em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento. A OMS também apresenta uma lista com alguns dos pesticidas utilizados nos cultivos agrícolas e os sintomas de intoxicação aguda de cada um.

Os sintomas mais frequentemente associados ao contato com alimentos com resíduos tóxicos são dores abdominais, vômito, diarreia, taquicardia, sudorese excessiva, irritação da pele / das vias respiratórias / mucosas e tonturas. A reação que estes produtos causam depende do organismo de cada pessoa e da forma de exposição ao agrotóxico, sendo as principais por ingestão, pela respiração e por absorção dérmica.

Conheça o mix Tio Bonato
Atualmente, a Tio Bonato oferece cinco produtos para uso doméstico: Branqueato, alvejante e amaciante; Bona Brisa, removedor de odores de geladeiras, freezers e armários; Brilhato, para limpeza e brilho da linha branca, além de talheres, revestimentos cerâmicos, rejuntes, mármores, pisos, granitos, alumínio, inox e metais sanitários; Limpeza a seco, para remover odores, eliminar ácaros de tapetes, carpetes, colchões, estofados, almofadas e cortinas; e Tira cheiro, para eliminar odores de tênis e calçados.
Website: http://www.tiobonato.com.br