Releases 18/05/2017 - 14:41

O básico que você precisa saber sobre os oxímetros


São Paulo - SP--(DINO - 18 mai, 2017) - Você sabe o que é um oxímetro e a sua importância dentro de um hospital ou, até mesmo, para uso pessoal? O oxímetro é aquele aparelhinho médico que mede de modo indireto a quantidade de sangue que está transportando no corpo. O monitor do aparelho exibe a porcentagem de hemoglobina arterial. Por ser um aparelho não invasivo, é muito apropriado para o uso enfermeiros, médicos, dentistas e fisioterapeutas para medir a oxigenação em relação ao tempo. O oxímetro de dedo é de suma importância para casos de emergência ou para quadros de problemas respiratórios. É um equipamento utilizado em todas as instalações de saúde como hospitais e clínicas.

Por que medir o nível de oxigênio no corpo?

Caso você tenha algum problema respiratório ou pulmonar, muito provavelmente o nível de oxigênio do seu corpo será menor. Quando a oxigenação fica muito baixa dificulta o corpo de trabalhar normalmente, sobrecarregando o coração e o cérebro. Nesse caso você pode precisar de oxigênio suplementar.

O oxímetro de dedo irá ajudar a analisar a quantidade de oxigênio que precisa. Algumas pessoas precisam de mais oxigênio quando realizam alguma atividade que exerce algum esforço, enquanto outras precisam de oxigênio enquanto dormem.

Oxímetro de dedo ou oxímetro de pulso?

Existem vários modelos disponíveis, na hora de adquirir seu aparelho é necessário que leve em conta qual a sua necessidade. Mesmo sendo um equipamento que demanda simplicidade e rapidez, como - O Oxímetro de dedo em que o paciente coloca o dedo e observa no monitor o resultado.

É possível encontrar modelos mais modernos de oxímetros de pulso utilizam processamento digital para ter mais precisão mesmo com pacientes em movimento ou ambientes de interferência
elétrica. Tem algumas opções de oxímetro portátil caso por prescrição médica precisa ter um aparelho em casa ou para fins esportivos.

Cuidados e manutenção

Em ambientes de centro cirúrgico é propenso que ocorra influências resultantes da alta frequência, emitidas dos bisturis elétricos. Nesse caso, é indicado o uso de oxímetros que possuem isolamentos em seus circuitos. É recomendável que uma vez por ano deve se efetuar a calibração deste equipamento para não comprometer o funcionamento.

Exija sempre o selo de rastreabilidade do certificado de calibração. E fique atento a data de validade padrão do oxímetro de dedo. Existe uma infinidade de modelos de oxímetros para você escolher seja para o uso pessoal ou para hospitais e clínicas. Não deixe de conferir a categoría de oxímetros de dedo.

Gostou das nossas dicas sobre os oxímetros? Garanta já o seu e mantenha a saúde em dia.
Website: http://www.centermedical.com.br/