SÃO PAULO, 30 de junho de 2015 /PRNewswire/ -- Qual a reputação da sua empresa no mercado? Como os produtos e serviços prestados são percebidos pelos formadores de opinião, pelo público especificador e pelos clientes? Essas são algumas das perguntas que precisam ser respondidas com frequência por donos de negócios, gerentes de produtos e de marketing antes da tomada de decisões nos canais de comunicação.
Avaliar a reputação ou a opinião que uma pessoa ou grupo de consumidores tem de um produto ou serviço passa por diversos caminhos. Um deles, sem dúvida, é a pesquisa de satisfação; também é possível avaliar e mapear a imagem junto a públicos específicos como a imprensa e as universidades, o consumidor/usuário nas redes sociais (Facebook, Instragram, blogs, entre outros); mas há canais de comunicação importantes que muitas vezes não recebem um olhar atento dos gestores desse processo. Esses canais podem estar escondidos na falta de engajamento da equipe de distribuição, nos próprios colaboradores da empresa e mesmo na falta de alinhamento de informações.
Mas de posse dessas informações, como atuar nesse processo? É preciso tornar pública a missão da empresa, ou seja, dar amplo conhecimento das ações que envolvem o negócio. Para isso, a Comunicação Social, nos seus diversos segmentos, tem se mostrado uma ferramenta eficaz para verbalizar o que a empresa disponibiliza ao mercado: serviços e produtos; sua forma de agir no ambiente, seu credo e seus valores como instituição empresarial, ou seja, sua forma de interagir na sociedade.
A reputação para ser percebida exige um posicionamento coerente em comunicação, ou seja, ele precisa criar "vínculos" com os públicos em questão: colaboradores da empresa; meio acadêmico, imprensa, blogs, formadores de opinião, entidades empresariais e de classe etc. Ela precisa ter uma linha do tempo. Ela precisa ser cuidada e respeitada por todos daquele grupo. Reputação não se compra pronta, reputação se constrói.
Dirce Alves, jornalista e sócia-diretora da PMCOM Comunicação Estratégica.
PMCOM(11) 5016.6197
FONTE PMCOM