Releases 07/11/2014 - 04:56

Lenovo informa resultados do segundo trimestre de 2014/15


Aprimoramento da inovação e dos pontos fortes de execução proporcionam ganhos de participação e melhorias de margem

  • O resultado antes dos impostos de US$ 329 milhões, lucro de US$ 262 milhões e US$ 10,5 bilhões em receitas fazem deste um trimestre sólido com crescimento geográfico equilibrado
  • Alcançado recorde elevado da quota de mercado de computadores de quase 20%; tornou-se n.º 1 na categoria de computadores e tablets
  • A Lenovo alcançou recorde de vendas de 35,6 milhões de smartphones, computadores e tablets, quase 5 dispositivos por segundo
  • EPS básico de 2,52 centavos de dólares ou 19,54 centavos de HK (dólar de Hong Kong)
  • Reservas líquidas de caixa de US$ 3,2 bilhões (em 30 de setembro de 2014)
HONG KONG--(BUSINESS WIRE)--7 de Novembro de 2014--O Grupo Lenovo informou hoje os resultados do seu segundo trimestre fiscal encerrado em 30 de setembro de 2014. A receita trimestral foi de US$ 10,5 bilhões, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. O lucro do segundo trimestre cresceu ainda mais rápido, com aumento no lucro antes dos impostos de 24% em relação ao ano anterior para US$ 329 milhões, enquanto o lucro cresceu 19% em relação ao ano anterior para US$ 262 milhões. O foco na execução e produtos inovadores da Lenovo impulsionaram um recorde de 35,6 milhões de smartphones, computadores e tablets enviados mundialmente.


Com um plano de ação consistente e eficaz, a empresa continua a oferecer melhorias na quota de mercado e nos lucros, e ao mesmo tempo investindo no futuro. Nos últimos dois anos, a Lenovo construiu negócios globais líderes em dispositivos móveis e empresariais e lançou as bases para acelerar rapidamente seu ecossistema e negócios em nuvem. Hoje, essas três empresas somam 15% da receita total da Lenovo, partindo dos 4% há três anos. Empresarial, o qual viu o lançamento de uma nova linha de produtos da próxima geração ThinkServer em setembro, está crescendo rapidamente, com 35% de crescimento do volume excessivo ano a ano, enquanto downloads diários na Lenovo App Store são de mais de 30 milhões, mais do que o dobro do ano passado.


"A Lenovo teve outro trimestre forte em que presenciou excelentes ganhos de participação de mercado e expansão dos lucros. Não só chegamos a quase 20% de participação em computadores, mas nos tornamos n.º 1 nos amplos mercados de computadores e tablets pela primeira vez. Em maio, definimos isso como uma meta de dois anos, mas a alcançamos em dois trimestres", disse Yuanqing Yang, presidente e diretor executivo da Lenovo. "E, no mês passado, fechamos com sucesso ambas as nossas aquisições da Motorola Mobility e IBM x86. Com estes dois acordos, estamos agora em 3.º lugar em ambos os negócios, mas não estamos satisfeitos. Vamos replicar o nosso sucesso em computadores crescendo no mercado para desafiar os dois primeiros. Celulares e Empresarial são agora nossos novos motores de crescimento, e ao longo do tempo, como os computadores, eles se tornarão nossa mina de lucros também."


Além disso, ilustrando a natureza evolutiva de seus negócios, está o desempenho entre smartphones, tablets e computadores. A Lenovo tornou-se a fornecedora número um em computadores e tablets pela primeira vez, com 14,1% do mercado, um crescimento de 1,2% em relação ao ano anterior, um marco significativo que ela alcançou seis trimestres antes do previsto. Tornando isso possível estavam 3 milhões de envios internacionais de tablets, um aumento de 30,6% em relação ao ano anterior, impulsionado por vendas fora da China e um forte desempenho em computadores, onde pelo sexto trimestre consecutivo a Lenovo foi a maior vendedora de computadores do mundo*. Ela teve sua maior participação trimestral de mercado de todos os tempos de 19,7%, aumento de 2,1 pontos em relação ao ano anterior. E por fim, a Lenovo expandiu os envios de smartphones em 38% em relação ao ano anterior, permanecendo em 4.º lugar no final do trimestre, porém, com o fechamento de seu investimento na Motorola na semana passada, garantiu a 3.ª posição.


O lucro bruto da empresa no segundo trimestre fiscal aumentou 15% em relação ao ano anterior para US$ 1,46 bilhão, com margem bruta de 13,9%. O lucro operacional do trimestre aumentou 29% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 365 milhões. Os ganhos básicos por ação no segundo trimestre fiscal foram de 2,52 centavos de dólar ou 19,54 centavos de HK. As reservas líquidas de caixa em 30 de setembro de 2014 totalizaram US$ 3,2 bilhões. O conselho diretor declarou dividendos preliminares de 6 centavos de dólares de HK por ação.


VISÃO GEOGRÁFICA GERAL


A Lenovo totalizou na região da China US$ 3,8 bilhões em receitas no segundo trimestre fiscal, uma queda de 2% em relação ao ano anterior, a qual representa 36% da receita mundial da empresa, enquanto a margem geral melhorou em 0,5 pontos em relação ao ano anterior para 5,8%. Durante o segundo trimestre, a Lenovo protegeu sua liderança em computadores com 37% de participação e direcionou sua margem operacional do segmento de computadores para 7%. A Lenovo continua investindo em 4G e está ampliando as rotas de mercado para aumentar a competitividade no mercado de smartphones.


Na região da Ásia-Pacífico as receitas da Lenovo totalizaram US$ 1,6 bilhões no segundo trimestre, ou 15% da receita mundial da empresa, um aumento de 3% em relação ao ano anterior, com recorde de margem operacional de 4,4%, aumento de 2,7 pontos em relação ao ano anterior e registrou alta na participação de mercado de computadores de 16%, aumento de 1,5 pontos em relação ao ano anterior. Volumes fortes nos envios de smartphones foram observados em toda a região da ASEAN.


A receita da Lenovo na região da Europa/Oriente Médio/África (EMEA) durante o segundo trimestre fiscal manteve seu crescimento rápido, aumentando US$ 753 milhões, um aumento de 33%, alcançando US$ 3 bilhões. Esse sucesso levou a uma contribuição com o recorde mundial da receita da Lenovo de 29%. Durante o trimestre, a Lenovo obteve um recorde de participação de mercado de computadores de 19,3% no EMEA, aumento de até quase 44%. A Lenovo alcançou a 1.ª posição em computadores em 16 países do EMEA, reforçando sua posição de 2.º lugar no mercado de computadores do EMEA.


A receita naregião das Américasfoi de US$ 2,1 bilhões para o segundo trimestre fiscal, estável em relação ao ano anterior, correspondendo por 20% da receita mundial da empresa. A região das Américas presenciou uma participação no mercado de computadores de 11,3%. Aqui, a Lenovo manteve-se em 3.º lugar nas posições. A região da América do Norte presenciou um forte crescimento de receita e envios, bem como melhoria contínua nos lucros, ao mesmo tempo em que a empresa está tomando medidas para combater o ambiente macro desafiador do Brasil.


VISÃO GERAL DO PRODUTO


Durante o segundo trimestre fiscal, as vendas de notebooks da Lenovo de US$ 5,5 bilhões foram os maiores contribuintes para a receita mundial da empresa, gerando 52% da receita total da Lenovo. Em todo o setor, os envios de notebooks aumentaram em 0,9% em relação ao ano anterior, uma melhoria de mercado significativa sobre o declínio de 12% um ano atrás. A empresa obteve 2,5 pontos de participação e alcançou uma participação de mercado de 21%. No segundo trimestre fiscal, a Lenovo anunciou sua mais nova edição do popular ThinkPad Helix, um negócio incomparável de Ultrabook dois em um. O novo ThinkPad Helix pesa apenas 1,27 kg, e mede apenas 1 centímetro de espessura, 15% mais fino que seu antecessor.


As vendas de computadores da Lenovo aumentaram 6,4% no mundo em relação ao ano anterior durante o segundo trimestre fiscal, comparadas com uma retração na indústria como um todo de 2,3%. Como resultado, a Lenovo ganhou 1,5 ponto de participação em relação ao ano anterior e alcançou uma participação de mercado de 18%. As vendas consolidadas dos computadores de mesa da Lenovo no segundo trimestre aumentaram 11% em relação ao ano anterior para US$ 3 bilhões, ou 29% da receita total da empresa. No segundo trimestre fiscal, a Lenovo anunciou os novos, mais finos e mais leves computadores HORIZON tabletop, com apenas 1,5 centímetro de espessura e pesando pouco mais de 2,7 quilos. O modelo HORIZON 2S remove 4,5 quilos do original HORIZON 2, tornando-o mais fácil de transportar de um ambiente para outro ou até mesmo para fora de casa.


As vendas consolidadas dos Dispositivos Móveis**da Lenovo, incluindo smartphones e tablets, diminuíram em 6% em relação ao ano anterior durante o segundo trimestre fiscal para US$ 1,4 bilhão, representando 13% da receita total da empresa durante o trimestre. Ela teve recorde de vendas mundiais de smartphones, um aumento de 38%, impulsionado pelas vendas em mais de 45 mercados. Na China, os negócios de smartphones permaneceram fortes, enquanto a demanda fora da China foi ainda mais forte. Índia/Sudeste da Ásia, Rússia/emergentes da EMEA e América Latina foram todos estrelas, com crescimento unitário respectivo de cerca de 120%, 400% e 150%.


Na mostra de eletrônicos IFA Consumer Electronics de 2014, em Berlim, a Lenovo apresentou seus mais recentes smartphones: o novo VIBE X2 com um design exclusivo de tripla camada, o novo VIBE Z2 com design com tendências de elegância, melhor desempenho e recursos de fotografia de nível profissional. Também na IFA, a Lenovo apresentou um novo tablet, o TAB S8, o primeiro tablet Android de 8 polegadas da Lenovo equipado com um processador Intel. O TAB S8 pesa apenas 300 gramas e possui 8 mm de espessura, quase tão fino quanto um lápis comum.


*consulte os dados da Gartner e do IDC do terceiro trimestre de 2014


** Anteriormente, essas receitas foram informadas sob Mobile Internet e Digital Home (MIDH), mas agora elas foram informadas sob o tema "Dispositivos Móveis".


SOBRE A LENOVO


Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma empresa listada no ranking Fortune 500, avaliada em $ 39 bilhões e líder no fornecimento de tecnologia inovadora para uso comercial, empresarial e por consumidores. Nosso portfólio de produtos e serviços seguros e de alta qualidade incluem PCs (incluindo o lendário Think e as marcas YOGA multimodais), estações de trabalho, servidores, armazenamento, TVs inteligentes e uma família de produtos móveis como smartphones (incluindo a marca Motorola), tablets e aplicativos. Junte-se a nós no LinkedIn, siga-nos no Facebook ou Twitter (@Lenovo) ou visite nosso site em www.lenovo.com.

GRUPO LENOVO
RESUMO FINANCEIRO
Para o trimestre fiscal encerrado em 30 de setembro de 2014
(em milhões de US$, exceto para dados de participação acionária)
2.º trimestre
14/15

2.º trimestre
13/14

Mudança em relação ao ano anterior

Receita10.4759.7747%
Lucro bruto1.4571.26515%
Margem de lucro bruto13,9%12,9%1,0 pontos
Despesas operacionais(1.092)(982)11%
Relação Despesas/receita10,4%10,0%0,4 pontos
Lucro operacional36528329%
Outras despesas não operacionais(36)(18)95%
Receita bruta32926524%
Tributação(57)(51)11%
Lucro no período27221427%
Participação minoritária(10)6Não consta
Lucro atribuível aos acionistas26222019%
Lucro por ação (centavos de US$)
Básica2,522,120,40
Diluída2,492,100,39
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.



Lenovo
Hong Kong
Angela Lee, +852 2516 4810
angelalee@lenovo.com
ou
Estados Unidos
Brion Tingler, +1 (917) 528 1992
btingler@lenovo.com