Joinville, SC--(
DINO - 29 out, 2015) - Em tempos de crise, todo tipo de corte no orçamento é posto em prática. Geralmente as verbas para marketing são as primeiras a diminuir, contudo, a empresa catarinense Multitag Content Studio vem criando alternativas para driblar este momento de adversidade, e transformar a situação numa oportunidade para atualizar os conceitos e práticas de marketing. A carta na manga chama-se "Ecossistemas de Conteúdo" e promete suprir com eficiência as demandas do mercado, num panorama de crise e investimentos reduzidos.
Conforme Stefano Bianchi, publicitário e CEO da empresa, a definição do termo "Ecossistema de Conteúdo" está intimamente relacionada com os ecossistemas biológicos, que são compostos por organismos que nutrem uns aos outros e buscam prosperar através de processos interdependentes. "Percebemos que este conceito é perfeitamente aplicável à nova geração do marketing estratégico, acompanhando a evolução das tecnologias e as modificações no comportamento dos consumidores", explicou Bianchi.
De acordo com Stefano, o diferencial é que o desenvolvimento de conteúdo torna-se o principal agente vital do sistema, modificando o padrão tradicional onde o público recebia passivamente informações, que por sua vez disputavam sua atenção. Neste novo modelo, o conteúdo é desenvolvido para interesses específicos, distribuídos em etapas e adequados ao nível de informação e curiosidade do público, conduzindo o interessado até a concretização da venda. Na maioria das vezes o cliente não percebe onde o processo de venda foi iniciado, pois a marca ou produto não ficam explícitos como costumeiramente eram vendidos. O ecossistema de conteúdo busca, então, atrair, influenciar, converter e monitorar esse público.
O conceito é simples, mas envolve uma série de operações e competências, que subdividem-se num emaranhado interdependente que, de fato, se assemelha à ramificação de um ecossistema biológico. Dentre os meios de operação, os principais são: marketing, dados, web, mídias sociais, design, anúncios e mobilidade. Onde as principais vias de competências são: estratégia, gestão de marketing, novas tecnologias, monitoramento e análise, tecnologia para anúncios, desenvolvimento criativo, experiência de usuário, vendas, SEO, tecnologias móveis e sociais.
O objetivos principais dos Ecossistemas de Conteúdo são criar engajamento com o público (com interações ao conteúdo), aumentar a visibilidade da marca, criar relacionamento com o consumidor, geração e nutrição de leads, fidelizando o consumidor e aumentando as vendas. Segundo o empresário, os benefícios deste trabalho dependem da abrangência e profundidade de sua implementação, mas o grande diferencial é a facilidade em medir resultados e a possibilidade de calcular o retorno sobre o investimento (ROI).
Por ser muito recente, o termo não possui um número considerável de estudos na área, principalmente em português. Assim como a sua aplicação no Brasil ser restrita. "Nosso trabalho foi coletar diversos conceitos distintos de fontes relacionadas e sistematizar para aplicação no mercado brasileiro, como alternativa viável para estratégias de marketing em tempos de crise, onde deixamos de ser uma ferramenta de suporte para nos tornarmos um agente de conversão e venda", comenta Bianchi, sobre o processo de adaptação e implementação do ecossistema.
Website:
http://multitag.com.br