Releases 24/08/2015 - 11:04

Calçados EPI podem ser estilosos e confortáveis


(DINO - 24 ago, 2015) - Algumas atividades profissionais podem colocar o trabalhador em risco. Para minimizar as chances de acidentes, o Ministério do Trabalho e Emprego determina uma série de obrigações a serem acatadas pelas empresas e seus colaboradores. Entre estas medidas, está o uso de acessórios que potencializam a segurança de quem lida com o perigo. São os chamados equipamentos de proteção individual, popularmente conhecidos como EPI.

Existem vários tipos de calçados EPI, sendo alguns obrigatórios para determinada atividade. Alguns dos mais utilizados são aqueles para a proteção dos pés. Os melhores modelos são vendidos, na internet, na Mameluko, referência em calçados profissionais.

Exigência do Ministério do Trabalho

Para que sejam reconhecidos como calçados EPI, é necessário que eles sejam submetidos a uma série de testes que comprovem sua eficiência e eficácia. É o chamado Certificado de Aprovação (CA), dado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o mesmo órgão, para a proteção dos pés, podem ser exigidos modelos impermeáveis, botas, botas para uso no combate à incêndios, botinas, coturnos, sandálias, sapatos de segurança e tênis. Os calçados são usados para a proteção:

- Contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos;
- Contra agentes provenientes de energia elétrica;
- Dos pés contra agentes térmicos;
- Dos pés contra agentes abrasivos e escoriantes;
- Dos pés contra agentes cortantes e perfurantes;
- Dos pés e pernas contra umidade proveniente de operações com uso de água;
- Dos pés e pernas contra agentes químicos


Uso é obrigatório

É importante saber que os calçados EPIs não são opcionais, e sim obrigatórios. Desta forma, cabe ao empregador fornecer tais equipamentos aos seus contratados. Por outro lado, o uso também não é facultativo. A não utilização pode acarretar em penalidades legais, de acordo com a legislação do Ministério do Trabalho, conhecida como Norma Regulamentadora 6.

Mas os calçados, embora equipamentos, devem trazer conforto aos usuários. E é esta a preocupação das grandes marcas disponíveis no mercado, que investem também em estilos diferenciados. Isso para tornar os calçados bonitos e atraentes, potencializando a chance de eles serem utilizados. A verdade é que os trabalhadores não aceitam mais trabalhar com um tanque de guerra nos pés, daqueles duros e desconfortáveis.

Para mulheres, por exemplo, há sapatos, botas e sapatilhas com cores e estampas específicas. Enquanto que, para os homens, botas e tênis com design modernos atraem a utilização dos calçados EPI´s até fora do ambiente profissional.

Facilidades da Mameluko

Na Mameluko, todos os itens disponíveis na loja são vendidos em até seis vezes no cartão de crédito. As bandeiras aceitas são Visa, Mastercard e Elo. Ou se preferir, via boleto bancário, com desconto de 2,5%. Acima de R$ 119, o frete é grátis para todo o território nacional

Todas as transações financeiras feitas na Mameluko ocorrem em ambiente seguro, conforme certificado Godaddy®. Em caso de dúvidas, a Mameluko disponibiliza um chat online, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, e também o telefone (11) 3230-3350, no mesmo horário. Um detalhe: a primeira troca é grátis!

Para facilitar a busca, os calçados disponíveis na Mameluko estão separados de acordo com a atividade profissional exercida. Entre elas, têm "hospital/clínica", "gastronomia", "limpeza/hotéis", "administrativo" e "manutenção". São dezenas de modelos em pronta entrega.

A loja

A Mameluko está instalada em Jacareí, interior do Estado de São Paulo, e fornece calçados de proteção confortáveis, para todo o país, desde 2009. Já são mais de 40 mil clientes atendidos desde então, que dão à loja conceito Ouro, conforme certificação E-Bit. Isso significa que os consumidores avaliam a Mamemuko como ótima, baseada em critérios como facilidade de comprar, preço, manuseio dos produtos e cumprimento do prazo de entrega. Para saber mais, acesse o site da Mameluko.