Releases 10/05/2016 - 15:56

CEO da Mullen Lowe Brasil comenta pesquisa sobre consumo em meio à crise


São Paulo--(DINO - 10 mai, 2016) - Tendo como ponto de partida o cenário político atual e a crise econômica que atinge o país, o Ibope, em parceria com Bruno Pompeu, realizou uma pesquisa chamada de "Brasil: Contexto e Tendências", cujo objetivo é analisar as características mais marcantes do consumo em relação a sociedade e as classes sociais, informa o publicitário da Mullen Lowe Brasil, José Borghi.


Segundo o estudo, é indiscutível que o consumidor brasileiro, tanto das classes sociais mais altas, como das mais baixas, tem se tornado cada vez mais exigente em relação ao nível de qualidade desejado nos produtos e serviços adquiridos. Paralelamente, com o atual cenário de crise, os consumidores estão mais pessimistas, o que tem feito com que uma parcela considerável das classes altas popularizem o seu consumo, de acordo com a diretora de Pesquisa Qualitativa e Inovação do Ibope, Marcia Akinaga.


Essa pesquisa contribuiu para demonstrar que está cada vez mais difícil identificar o comportamento dos consumidores contemporâneos, pois os mesmos são influenciados por diversos fatores, noticia o CEO da Mullen Lowe Brasil, antiga Borghi Lowe. O que é possível perceber, é que os consumidores brasileiros se sofisticaram e estão adotando uma postura mais racional, levando em consideração a situação de crise do país e as perspectivas para o futuro, o que influencia diretamente em seus perfis de consumo.


Para entender o perfil dos consumidores, é necessário fazer uso de técnicas e métodos de pesquisa inteligentes, que consideram de forma simultânea vários fatores, incluindo o cenário econômico e político do país. Através dessa pesquisa, o Ibope identificou que, independente das classes sociais, o consumidor tem buscado gastar com consciência e só pagar mais caro quando o produto demonstra claramente as suas vantagens e benefícios em relação aos demais, informa o publicitário José Borghi, da Mullen Lowe Brasil.


Dessa forma, essa racionalização do consumo, muito comum em momentos de crise e instabilidade econômica, acaba diminuindo a ponte entre o consumo popular e o consumo mais elitizado. E ao contrário do que muitos possam imaginar, essa característica é capaz de beneficiar as marcas que souberem utilizar essa tendência ao seu favor e transitar de modo eficiente entre o consumo popular e o elitizado.


Enquanto as marcas focadas no consumo de elite costumam priorizar o valor qualitativo do produto, fazendo com que o mesmo seja visto como sofisticado e moderno, as marcas populares apostam no valor quantitativo, criando um marketing que introduza o produto como parte fundamental da rotina dos consumidores. Portanto, o ideal é que as marcas que desejam se aproveitar do cenário atual consigam encontrar um meio termo entre esses dois estilos, noticia o publicitário da Mullen Lowe Brasil, antiga Borghi Lowe.


As marcas que conseguirem fazer isso, irão convencer os seus consumidores de que estão vendendo um produto quantitativo, no sentido de ser necessário para o dia a dia, e ao mesmo tempo qualitativo, que tenha grande qualidade e durabilidade. Em outras palavras, noticia o CEO da Mullen Lowe Brasil, a estratégia precisa estar focada em convencer os consumidores a investirem na compra daquele produto e não apenas consumi-lo.


Website: http://us.mullenlowe.com/