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DINO - 05 nov, 2015) - Para auxiliar as Organizações da Sociedade Civil e as escolas públicas de todo Brasil a encontrarem na parceria uma poderosa ferramenta para implementação de iniciativas de educação integral, a Fundação Itaú Social, o UNICEF e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) lançam o livro "Organização da Sociedade Civil e Escola Pública - Uma parceria que transforma". A publicação fornece, de maneira fluida e didática, caminhos para articulações eficientes entre a comunidade escolar e os educadores sociais, com base nas boas experiências reconhecidas pelo Prêmio Itaú-Unicef.
O foco principal das parcerias entre organizações sociais e escolas públicas é possibilitar o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. "Este é um tema de grande relevância, intensificada com o fortalecimento do terceiro setor e a necessidade de ações coletivas, envolvendo setor público e sociedade civil, para enfrentar os desafios educacionais do País", diz Patricia Mota Guedes, gerente de Educação da Fundação Itaú Social.
Cada capítulo é enriquecido com artigos de especialistas e sugestões de atividades para contribuir na definição das ações em conjunto. Incluem, ainda, experiências bem-sucedidas de trabalho em dupla feito por organizações e escolas que inspirem os leitores.
Em grande parte das cidades do Brasil, principalmente em regiões de alta vulnerabilidade social, as parcerias são condição essencial para que a Educação Integral se concretize. "Desejamos que esse material auxilie a aproximação entre organização social e escola pública, a criação de redes de diálogo e planejamento conjunto de alternativas que ampliem as oportunidades e a diversidade de aprendizagens", afirma Patricia.
"As iniciativas adotadas no livro contribuem para diminuir algumas das principais desigualdades relacionadas aos direitos das crianças e dos adolescentes, pois permitem que eles tenham diferentes espaços para aprender e desenvolver integralmente suas potencialidades", explica Marcelo Mazzoli, chefe do Programa de Educação e Parcerias do UNICEF no Brasil.
A publicação é resultado de um trabalho de acompanhamento e assessoria que a Fundação Itaú Social, UNICEF e Cenpec realizaram ao longo de 2014 com as 32 instituições finalistas na edição de 2013. O projeto surgiu da constatação de que as relações entre escola e organizações sociais vêm se estreitando e podem ser ampliadas.
As organizações sociais têm muito a contribuir com as escolas públicas na oferta de práticas educativas diversificadas e inovadoras. Além disso, ao trabalharem juntas, promovem o envolvimento das famílias e da comunidade. E, por terem características diferentes, escola e organização social potencializam seu alcance quando somam forças. Essas redes de diálogo são apontadas, no livro, como chaves para que as instituições compartilhem expectativas e compromissos na direção de oferecer a educação integral a crianças e adolescentes.
"A educação integral para acontecer na prática precisa articular atores, espaços e saberes. Há muitas experiências bem-sucedidas de parcerias lá na ponta, que são conhecidas apenas no seu bairro, talvez no máximo na sua cidade. Quisemos dar luz a esse protagonismo local para inspirar e apoiar outros esforços na mesma direção que acontecem por todo o Brasil", explica Patricia.
O livro "Organização da Sociedade Civil e Escola Pública: Uma parceria que transforma" é distribuído gratuitamente para participantes do Prêmio Itaú-Unicef. Para os demais que desejarem conhecer e consultar, uma versão digital está disponível no site Educação e Participação para download gratuito no link:
https://educacaoeparticipacao.org.br/wp-content/uploads/PDF-DA-GR%C3%81FICA_17_9.pdfSobre o Prêmio Itaú-Unicef - O Prêmio Itaú-Unicef é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é reconhecer, estimular e dar visibilidade ao trabalho em parceria entre organizações da sociedade civil e escolas públicas para a educação integral de crianças e adolescentes. O Prêmio oferece, ainda, formação para profissionais que atuam em projetos de educação integral.
Website:
https://educacaoeparticipacao.org.br