Releases 05/11/2015 - 15:54

Empresas do interior paulista buscam novos mercados para fugir da crise


Americana, SP--(DINO - 05 nov, 2015) - "Para fugir da crise, é preciso olhar para outra direção, acompanhar as mudanças do mercado e abusar da criatividade", aconselha o professor de economia da IBE-FGV, Paulo Ferreira. E é exatamente o que têm feito três empresas, todas do setor de alimentos, localizadas no interior de São Paulo.

No setor de sorvetes há 50 anos, a Skimoni optou por investir na segmentação dos seus pontos de vendas e, assim, abrir mercado. A Ultrapan, forte na área de bebidas, com a produção de produtos como Tampico, Ken Up, Power Bull, Frutaria e Dr Up, lança neste semestre oito diferentes produtos focados em saúde e bem-estar. Já a Fritz Cervejaria Artesanal fortaleceu o crescimento dos negócios há dois anos, com a abertura do sistema de franquias e, até o final do ano, deve abrir mais três lojas, contabilizando um total de 21.

Ao investir na segmentação de seus produtos, a Sorvetes Skimoni apostou na satisfação de públicos específicos para cada linha, direcionando sua publicidade e adaptando seu quadro funcional para ganhar cada vez mais mercado. A empresa faz isso justamente em tempos considerados bicudos e, como resultado, acredita que irá crescer em 2015 cerca de 30% em vendas.

São 140 diferentes sabores em todas as linhas da marca, que se dividem em Clássicos, Especial, Sabores da Fazenda, picolés de frutas, Premium, Infantil e fitness. Mas somente as três últimas ganharam tratamento especial. É que desde setembro a empresa criou freezers e comunicação personalizados para as vendas destas linhas em farmácias, academias e lojas de artigos infantis.

"Queremos chamar a atenção desse público-alvo, mostrando a especificidade de nossos artigos. Nossa ideia de instalar a linha Infantil em lojas de brinquedos, por exemplo, é que os pais que visitam esses estabelecimentos acompanhados das crianças tenham um item a mais no local para poder agradar os filhos. Assim cresceremos em vendas", conta o diretor executivo da Skimoni, César de Souza.

Produtos segmentados para atender a um mercado mais exigente

No setor de bebidas desde 1990, a Ultrapan, empresa de alimentos com amplo portfólio composto por néctares, energéticos, isotônicos, bebidas mistas e doces infantis, irá lançar três novas linhas, com um total de oito produtos, até o final de 2016. "Com o lançamento de produtos saudáveis e integrais, objetivamos aumentar nossa participação em alguns setores e até abrir novos espaços", explica o diretor comercial Marcelo Marinho.

São eles: a linha Frutaria Funcionais, que se divide em Frutaria Detox, Frutaria Antiox e Frutaria Osteo; a linha 100% Suco, com os sabores integrais de uva e laranja; e a linha Mono Sabor, com as frutas pêssego, manga e goiaba.

A linha Frutaria Funcionais acabou de ser lançada pela empresa. As bebidas de baixa caloria e com mix de frutas e vegetais unem as propriedades nutricionais das frutas com a ação de princípios ativos. Disponíveis nas versões Detox, Antiox e Osteo, os lançamentos já estão disponíveis nos pontos de venda.

A Ultrapan está focando em um público preocupado com a saúde e o bem-estar e pretende, com isso, ampliar seu mercado de atuação. "As bebidas funcionais são uma forte aposta da indústria alimentícia para atender à crescente demanda de consumidores preocupados com a saudabilidade e qualidade dos alimentos ingeridos. Inovação é uma das características da Ultrapan", ressalta a gerente de marketing Vivian Zamoner.

Sistema de franquias para crescer

Fundada em 1993, a cervejaria artesanal do Fritz é uma das mais antigas do Brasil. Hoje, além da fábrica de cerveja artesanal, o Fritz é uma rede de restaurantes especializados em gastronomia alemã. Destaca-se pela qualidade de seus produtos, cardápio personalizado e atendimento padronizado. Há dois anos, a rede, que apenas trabalhava com cinco restaurantes próprios, abriu o sistema de franquias. Hoje, possui cinco restaurantes próprios e 14 franquias já inauguradas, com a expectativa da abertura de mais duas unidades até o final do ano, inclusive a primeira fora do Estado de São Paulo, em Curitiba, no Paraná.

Com um investimento inicial de R$ 250 mil e R$ 60 mil de taxa de franquia, é possível montar uma casa Fritz Restaurante Alemão e Cervejaria Artesanal. O sistema é simples: o franqueado é o gestor e o operador da loja, precisa pagar 6% de royalties mensais e adquirir 80% dos produtos de fornecedores homologados pela Fritz.

"Há cerca de três anos decidimos criar um sistema de franquias que oferecesse um baixo investimento e um retorno rápido, para aumentarmos nossa participação no mercado com a mesma qualidade que oferecíamos nas sete casas que mantínhamos na época. Contratamos a Praxis Business, que nos orientou e nos ajudou a formatar o melhor sistema de gestão. Em dois anos, abrimos 17 franquias e mantivemos cinco lojas próprias", conta o diretor executivo Carsten Schwabe.

Dentre os principais diferenciais, está a moderna instalação de torneiras que são diretamente ligadas à câmara fria, o que, além de deixar o chope mais gelado e saboroso, diminui substancialmente os custos operacionais com mão de obra e energia elétrica.

A vedete da casa é o chope artesanal, produzido na cervejaria Fritz em Monte Verde, em Minas Gerais, pelas mãos do experiente mestre cervejeiro alemão Jörg Franz Schwabe.
O Fritz também disponibiliza equipe própria para fazer o treinamento dos funcionários da nova franquia in loco, ou seja, esta equipe trabalha nos primeiros 15 dias de operação junto aos funcionários da casa, que também vão a Monte Verde conhecer a fábrica e como são produzidos os chopes e cervejas.

Já os pratos são todos feitos de acordo com o modelo da franquia e seguem o mesmo padrão de fornecedores homologados, como Berna e Hemmer.
As novas lojas também são construídas seguindo o projeto padrão Fritz, o que inclui medidas de preservação do meio ambiente, como o reaproveitamento da água das chuvas para utilização da descarga nos vasos sanitários.