Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 05 ago, 2016) - A prefeitura do Rio de Janeiro reduziu o tempo de circulação dos transportes de carga durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Segundo a proposta, a partir do dia 18 de julho, os veículos só poderão transitar entre 10h e 16h, além do horário noturno. A restrição será mantida até o dia 18 de setembro, última data do evento.
Em dois locais a regulamentação provisória será ainda maior. O polígono estabelecido em trechos do Centro e da Zona Sul, que não permite caminhões pesados das 6h às 21h, será estendido às regiões da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A Ponte Rio-Niterói não irá admitir veículos de carga nos dois eixos, no horário de 17h a 21h, em dias úteis. Apenas o transporte de combustíveis, lubrificantes e betoneiras terão livre acesso à via que cruza a Baía de Guanabara.
Somente Veículos Urbanos de Carga (VUCs) e Veículos Utilitários de Carga (VUtCs) poderão circular entre 11h e 17h nesses locais.
Prefeitura revê parte das restrições
A princípio a restrição abrangeria todos os tipos de veículos de carga e começaria no dia 4 de julho, mas a reivindicação do comércio e das transportadoras quanto ao impacto financeiro negativo que a medida causaria surtiu efeito. A proposta foi revista após diversas negociações e apresentação do relatório "Restrições logísticas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016: viabilidade e propostas alternativas", elaborado pelo Sistema FIRJAN.
No estudo, líderes do setor explicaram que o transporte noturno é impossível para algumas empresas e poderia aumentar o índice de roubos à carga. O documento ainda indica que a resolução poderia interromper o abastecimento de lojas e serviços.
Resumo das restrições
- Polígono de restrição à distribuição de cargas incluirá Barra da Tijuca e Jacarepaguá, nos períodos de 6h às 10h e de 17h às 21h;
- Na Ponte Rio-Niterói, proibição dura de 17h às 21h, liberando apenas transporte de combustíveis e lubrificantes, bem como betoneiras;
- Nova proposta valerá até o encerramento dos Jogos Paralímpicos, no dia 18 de setembro;
- Veículos de Urbanos de Carga (VUCs) e Veículos Utilitários de Carga (VUtCs) estão liberados.
Especialista diz que empresas devem se precaver contra multas
Segundo Alex DeLuiz Santos, diretor da Busvision, empresa especializada em soluções para monitoramento de frotas, "o mercado de transportadoras precisa investir em cuidados para evitar multas durante a vigência da nova regulamentação".
"Há diversos mecanismos, como computador de bordo e rotograma falado, que podem reduzir drasticamente as falhas no processo logístico, como motoristas que erram o trajeto e acabam acessando vias restritas".
Além disso, "as ferramentas podem diminuir a evasão de receitas provenientes de roubos de carga, visto que as transportadoras terão que fazer mais fretes noturnos", completa Alex, empresário e especialista em TI para transportes.
Website:
http://www.busvision.com.br/