SALZBURGO, Áustria, 6 de fevereiro de 2014 /PRNewswire/ -- O prêmio internacional Energy Globe vai para a Nicarágua! Com um animado "muchas gracias", Martha Veronica Rocha recebeu a estátua de bronze de 13 kg para sua organização FUPROSOMUNIC no estúdio da Austrian Broadcasting Corporation de Salzburgo. O governador de Salzburgo, Wilfried Haslauer, o prefeito Heinz Schaden, o cardeal da Igreja Católica Romana Peter Turkson e o fundador do Energy Globe, Wolfgang Neumann, apresentaram o prêmio. A Áustria também se destacou como vencedora da categoria "Fogo". Wolfgang Neumann afirmou: "Esses projetos são um forte sinal ? devem mostrar ao mundo que nossos problemas ambientais podem ser resolvidos".
Para ver o comunicado de imprensa multimídia, acesse:
http://www.multivu.com/mnr/64995-energy-globe-world-award-solar-women
O projeto nicaraguense, vencedor da categoria "Ar", foi o favorito do júri internacional. Ele combina proteção ambiental com compromisso social. Os protagonistas da Fundação Projeto Solar para Mulheres Nicaraguenses (FUPROSOMUNIC) construiram fornos solares para cozinhar e secar frutas e vegetais e comercializar os produtos. No total, 700 "mulheres solares" treinam outras mulheres, propagam seu conhecimento em exposições, previnem problemas de saúde e o desmatamento, promovem a energia limpa e geram empregos, educação e prosperidade.
A empresa austríaca ecoduna Produktions AG venceu na categoria "Fogo" com um processo exclusivo de cultivo de algas. Em reatores fotovoltaicos, cultivam algas, de onde se extrai óleos e biocombustíveis valiosos. O projeto possui uma eficiência energética altíssima e é sustentável.
A empresa americana Ecovative Design LLC venceu na categoria "Terra". Em um processo de alta eficiência energética, os fungos produzem embalagens 100% compostáveis, que também são comestíveis e, se descartadas no jardim, servem como fertilizantes para as plantas.
O Reino Unido venceu na categoria "Água": a designer britânica Francesca Mancini desenvolveu uma construção simples para os lares, que usa diretamente as águas residuais dos chuveiros e pias para a descarga, de forma que uma quantidade enorme de água é economizada.
A ONG do Chipre "Cans for Kids" venceu na categoria "Juventude". Em trabalhos voluntários, os jovens recolhem latas de alumínio, as amassam e vendem. A renda é doada a um hospital infantil. Já foram arrecadados 260.000 euros.
A cerimônia foi organizada em conjunto pelo governo regional e pela cidade de Salzburgo, pela Austrian Broadcasting Corporation (ORF) de Salzburgo e pela Câmera de Comércio Federal da Áustria. O prêmio Energy Globe, com mais de 160 países participantes e mais de 1000 inscrições anuais, é o maior prêmio ambiental do mundo. Para mais informações, acesse
http://www.energyglobe.info. A partir do fim de março os projetos poderão ser enviados novamente.
Contato com a imprensa:Cornelia KirchwegerMühlbach 74801 Traunkirchen, ÁustriaTelefone: +43-7617?2090?30Fax: +43-7617?2090?90Celular: +43-664-390-60-90E?mail: cornelia.kirchweger@energyglobe.com
FONTE Energy Global Foundation
FONTE Energy Global Foundation