São Paulo,SP--(
DINO - 06 jun, 2016) - Depois de saudar os grandes ícones do samba brasileiro durante todo o mês de maio, chegou ao fim na última sexta-feira, dia 3, a exposição fotográfica Os Trabalhadores e os 100 Anos do Samba, promovida pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), em homenagem ao Dia do Trabalhador, 1º de Maio, que ficou em cartaz na Avenida Paulista, em São Paulo. De acordo com os organizadores, mais de cinco milhões de pessoas prestigiaram a exposição que foi montada em um dos principais cartões postais da capital paulista. O encerramento da mostra fotográfica aconteceu na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073), e contou com a presença do presidente da UGT, Ricardo Patah; do secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT e presidente do Sindicato dos Padeiros de SP, Francisco Pereira, o Chiquinho, e demais diretores da entidade. A animação ficou por conta da bateria da escola de samba X9 Paulistana.
Para o presidente da UGT, Ricardo Patah, essa foi uma importante homenagem ao trabalhador brasileiro. "O nosso 1º de Maio foi bastante cultural, quando pudemos saudar os trabalhadores e a alegria de ser brasileiro. Foi uma justa homenagem a um ritmo que é a cara do país, seja aqui ou no exterior. Pudemos lembrar dos cantores e compositores que deram voz ao samba, que, através de sua música, contaram sobre a luta do trabalhador. Essa foi uma exposição do povo e estamos muito felizes com o resultado alcançado. Também como parte da programação do Dia do Trabalhador discutimos sobre as alternativas diante da crise. Mostramos que estamos unidos e ao lado do trabalhador brasileiro", finalizou.
Mostra fotográfica
A exposição fotográfica Os Trabalhadores e os 100 Anos do Samba, que ficou em cartaz na Avenida Paulista ? da rua Augusta até a rua Pamplona ?, contou com 30 mega painéis, de 4m x 3m, com fotografias de grandes expoentes do samba e de momentos históricos em que o ritmo contribuiu de forma decisiva para traçar novos caminhos para o trabalhador brasileiro. Grandes nomes do samba foram retratados na exposição, como Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Jorge Aragão, Chico Buarque, Donga, Noel Rosa, Tia Ciata, Jair Rodrigues, Clementina de Jesus, Martinho da Vila, Jackson do Pandeiro, Elza Soares, Aldir Blanc, Nara Leão, Paulo Vanzolini, Cartola, Wilson Batista, Eduardo Gudin, Nelson Sargento, Lupicínio Rodrigues, Ataulfo Alves, Renato Sorriso, o gari sambista do Rio de Janeiro, e também de momentos únicos do ritmo.
A produção da exposição foi da Maná Produções e Eventos. Já a pesquisa da mostra ficou a cargo do jornalista Celso de Campos Jr ? autor da biografia de Adoniran Barbosa ? e a seleção de fotos da DOC Galeria, escritório de fotografia, dos sócios Fernando Costa Nettoe Mônica Maia. A exposição teve apoio da Prefeitura de São Paulo e patrocínio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) ? 40 anos e da Caixa Econômica Federal.
Informações para a imprensa:
Fair Play Comunicação ? tel. (11) 3142-8951/ 97959-2860
Antonio Junior ?
antonio.junior@fairplaycomunicacao.com ? (11)96667-6003
Samantha Oliveira ?
samantha.oliveira@fairplaycomunicacao.com ? (11) 95392-3484