Releases 21/01/2016 - 09:58

Apaixonado por futebol, o presidente do BMG Ricardo Guimarães, mostra o ranking das marcas mais valiosas do esporte em 2015


(DINO - 21 jan, 2016) - Apesar do cenário desfavorável da economia, os principais clubes do futebol brasileiro parecem ter encontrado caminhos para driblar a crise econômica e continuar a crescer. Quem diz isso foi a BDO Sports Management, em um estudo recente, lembrado aqui pelo presidente do Banco BMG, Ricardo Guimarães, que aponta o crescimento do valor das marcas de várias das maiores instituições desse esporte no país.

Esse é o caso, por exemplo, do Flamengo que, apoiado na premissa da austeridade financeira, gerida pela atual diretoria do presidente Eduardo Bandeira de Mello, no cargo desde o ano de 2013, alcançou o primeiro lugar no ranking das marcas de futebol mais valiosas do Brasil em 2015. Com isso, ultrapassou o Corinthians, que teve um crescimento mais tímido no último ano, comparado com os anos anteriores. O levantamento, citado pelo executivo do Banco BMG, aponta o clube carioca como detentor de uma marca avaliada em R$ 1,243 bilhões, com suas bases de ganho fortemente atreladas ao tamanho e à fidelidade de sua torcida. Contudo, esse cenário não é particular ao clube carioca ou ao Corinthians, dono de uma marca avaliada em R$ 1,2414 milhões, destaca Ricardo Guimarães. Outros times como o Palmeiras, o Grêmio, o Internacional, o Cruzeiro, o Atlético Mineiro e até mesmo o Vasco, que experimentou uma queda de divisão na maior competição nacional, tiveram aumento do valor de suas marcas, em 2015.

Esse cenário, de crescimento de um importante mercado em meio à crise econômica que o país atravessa, faz várias empresas, inclusive as que já investem em patrocínio neste setor, caso do Banco BMG de Ricardo Guimarães, verem no futebol uma alternativa de direcionamento de patrocínios bastante relevante, o que deve estimular crescimentos, ainda maiores, para os clubes de futebol nos próximos anos. Vivenciar uma Copa do Mundo da FIFA, observar os ganhos e a qualidade das instituições europeias nesse setor ? hoje, os maiores do mundo ? e a experiência de jogadores e integrantes de comissões técnicas brasileiros em clubes do exterior parecem ter despertado os profissionais do nosso mercado para a busca de um nível de excelência e crescimento econômico que possam fazer o nosso futebol voltar a ser o melhor do mundo, uma vez que a facilidade para recrutar jogadores talentosos, aparentemente, não mudou, nas últimas décadas, por aqui.

Nos últimos anos, grandes clubes brasileiros buscaram parceiros e investiram na construção de estádios, centros de treinamento, programas de sócio-torcedor e relações de marketing, que atraíram investimento de empresas, como o Banco BMG. Os resultados começam a aparecer em estudos como esse da BDO, noticiado pelo portal Terra e lembrado por Ricardo Guimarães. Os fãs e as empresas do "País do Futebol" vêem em notícias, como essa, uma motivação a mais para levar suas expectativas aos estádios do país e contribuir, assim como sempre se fez por aqui, para que o maior esporte do Brasil possa continuar a impulsionar de maneira importante a nossa economia e trazer alegria para os brasileiros, de uma forma que ninguém melhor que o nosso povo sabe como aproveitar. Ideal esse praticado, há muitos anos, por Ricardo Guimarães à frente do Banco BMG.

Fonte: Portal Terra
Website: http://ricardoguimaraesbmg.com/