São Paulo - SP--(
DINO - 07 ago, 2018) - Com o crescimento do cloud, diversas empresas cogitam realizar investimentos nesta tecnologia, porém ainda possuem dúvidas sobre as reais vantagens de implantar aplicativos e sistemas de gestão em nuvem. Apesar dos serviços cloud oferecerem agilidade, flexibilidade e redução de custos na hora de desenvolver, o modelo On Premises ainda possui bons benefícios que despertam o interesse, principalmente daqueles que não conhecem a nova tecnologia.
Os servidores on premises são físicos, então precisam de um espaço dedicado a eles nas empresas, normalmente requerem controle de temperatura, equipamentos como nobreak e manutenções constantes para evitar possíveis falhas ou avarias. É importante que todos esses custos sejam somados pelos gestores durante o processo decisório, pois será da empresa a responsabilidade por toda a infraestrutura, manutenção e recursos periféricos. Já nos servidores em nuvem ou cloud servers, as companhias contratam o serviço de um provedor que se responsabiliza pelo funcionamento, manutenção e atualização do servidor, evitando gastos com hardwares e manutenção, além de permitir ao setor de TI que se dedique mais ao negócio e menos a resolução de problemas.
Em relação ao investimento necessário, em um primeiro momento, o cloud pode parecer um investimento maior, porém a longo prazo, os custos de manutenção e atualização do on premises se tornam maiores, já que as empresas precisarão investir em alocação do servidor físico e treinamento da equipe de TI para instalar e prestar a manutenção corretamente. Já os servidores em nuvem exigem apenas o pagamento de mensalidades, diminuindo a necessidade de investimentos iniciais, além de extinguir custo com a aquisição de equipamento ou horas de manutenção de sua equipe.
Alguns gestores acreditam que por ter maior controle dos servidores on premises, o setor de TI pode garantir mais segurança da infraestrutura e sistemas da empresa. Porém, essa premissa não é real, visto que a maioria das falhas de segurança são geradas pelos usuários do servidor. Além de que os provedores que oferecem servidores em nuvem possuem maior capacidade e dedicação de seu time para prevenir e investir em sistemas para garantir a segurança dos seus clientes. Outra vantagem da nuvem é a quantidade de ferramentas voltadas para o monitoramento do sistema e controle de modificações, muito mais ágeis e eficientes do que soluções internas.
Em cloud servers adicionar ou reduzir recursos segundo a necessidade de performance dos aplicativos instalados nos servidores não é um problema. No caso dos servidores on premises, será necessário adquirir, instalar, configurar mais espaço toda vez que ele atingir o seu limite. "A escalabilidade dos servidores em nuvem facilita a expansão da memória, em pouco tempo o servidor estará configurado para utilização. Nenhuma empresa, hoje em dia, possui 10 dias para iniciar a configuração de uma nova memória e só então ver o servidor voltar a ter uma boa performance", explica Mario Mendes, Diretor-Presidente da
Olitel .
Website:
http://www.olitel.com.br/