Releases 22/12/2015 - 09:39

José Borghi é um dos 20 publicitários mais influentes do Brasil


(DINO - 22 dez, 2015) - Já disse um dos publicitários que revolucionou a publicidade americana, William Bernbach, universalmente conhecido como Bill, "Você pode dizer a coisa certa sobre um produto e ninguém irá escutar. Você tem de dizer de um jeito que as pessoas irão sentir no intestino. Porque se eles não sentirem, nada acontecerá".


Em abril deste ano, a revista GQ Brasil publicou uma lista dos "20 publicitários mais influentes do Brasil". Os profissionais foram selecionados a partir de uma consulta feita pela GQ com os principais executivos das 30 maiores agências do país. José Borghi, presidente da Borghi Lowe, aparece nessa lista. Confira os nomes.


Marcelo Serpa, sócio da AlmapBBDO está no ranking. Considerado o mestre dos iniciantes, ele coleciona 168 "Leões em Cannes", o prêmio mais importante da categoria. Ele tem ainda 25 troféus Clio como diretor de criação, 60 no London Festival, 54 no One Show, 25 no New York Festival e 35 no Art Directors. A AlmapBBDO foi a agência mais premiada mundialmente em 2004, 2005, 2010 e 2012.


Também na lista está o sócio e co-fundador do Grupo ABC de Comunicação, Nizan Guanaes. O empresário é embaixador da Boa Vontade da UNESCO, membro da Clinton Global Initiative, do World Economic Forum, da Endeavor e da Women in the World Foundation.


Luiz Lara, sócio fundador da agência brasileira Lew Lara é outro nome de destaque no ranking dos 20 publicitários mais influentes do Brasil. O "senador", como é conhecido, foi presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, entre 2009 e 2012. Atualmente, é presidente do Conselho Superior da entidade e vice-presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda. Também é membro do Conselho Deliberativo da Escola Superior de Propaganda e Marketing.


O ranking conta também com Igor Puga (DM9DDB), Paulo Giovanni (Publicis Worldwide Brasil e Leo Burnett Tailor Made), Fernando Musa (Ogilvy & Mather Brasil e David), Anselmo Ramos (David), Pedro Cruz (FCB Brasil).
E quem não lembra da famosa campanha da Parmalat, onde as crianças apareciam fantasiadas de bichos de pelúcia, ou então, do refrão "É o amor", do tempero Sazón. As duas saíram da mente criativa de José Borghi, que também está na lista dos 20. Ele foi o fundador da agência BorghiErh, junto com Erh Ray. Quatro anos depois a agência, por conta do sucesso, foi comprada pela rede estrangeira Lowe. Ray saiu, e José Borghi se tornou o presidente da que passou a se chamar Borghi Lowe. Recentemente, devido a novas fusões da Rede Lowe, a agência, mais uma vez, ganhou novo nome: Mullen Lowe Brasil, onde Borghi Lowe se dedica às áreas de criatividade e inovação. A frase "O primeiro sutiã a gente nunca esquece" e o O garoto-propaganda da Bombril das "mil e uma utilidades" também são inesquecíveis. Obras de um dos nomes que figuram esse ranking, Washington Olivetto, da WMcCann no Brasil e também da McCann na América Latina e Caribe.


A lista dos 20 nomes conta ainda com os talentosos Rodolfo Medina (Artplan), Abel Reis (Dentsu Aegis Brasil e Isobar América Latina), Sergio Gordilho (Africa), Hugo Rodrigues (Publicis Brasil e Salles Chemistri), Ezra Geld (JWT), David Laloum (Y&R), Fabio Fernandes (F/Nazca S&S), Eco Moliterno (Africa), João Livi (Talent) e Marcio Oliveira (Lew'LaraTBWA).
Website: http://joseborghi.com/