São Paulo - SP--(
DINO - 09 mai, 2018) - Ter um negócio próprio requer a adequação de uma série de questões, entre elas a estrutura física. O local de atuação deve ser o reflexo dos valores da empresa, de modo a representar a originalidade presente no trabalho, além de transmitir responsabilidade e credibilidade. Muitas vezes é necessário mexer nesse espaço e uma alternativa é buscar pelo retrofit, um recurso que permite modernizar o escritório, mantendo a estrutura original.
A diferença básica entre a reforma corporativa e o retrofit é o interesse em conservar as características do local. Adaptações são necessárias o tempo todo, mas quando o objetivo é apenas adequar algumas coisas, talvez não seja muito vantajoso iniciar uma reforma, mesmo que em pequena proporção, o que abre espaço para esse novo recurso. O termo remete justamente à essa ideia, pois "Retro" é a abreviação da palavra retrocesso, que tem como significado aquilo que está no passado, enquanto "Fit" é uma palavra inglesa, vinculada ao conceito de se adaptar.
O aumento de funcionários é uma das questões que mais motivam os proprietários a realizarem reformas, muitas vezes desgastantes, e que levam um bom tempo para serem concluídas. Em contrapartida, o retrofit é capaz de realizar a adequação geográfica do imóvel, com um prazo muito menor, permitindo que o espaço fique inutilizável por um curto espaço de tempo. O ideal é não retardar qualquer adaptação que precise ser realizada, até porque, caso ela tome grandes proporções, o retrofit não será mais suficiente.
Com um custo relativamente baixo, a técnica permite que sejam empregadas novas funções, a fim de facilitar e melhor aproveitar o uso do espaço. O valor não é tão alto quanto o de uma reforma, pois vários dos materiais utilizados podem ser reaproveitados, evitando que seja necessário comprar. O uso de materiais reciclados e tecnologias sustentáveis também é muito comum, o que reduz ainda mais o custo, além de contribuir para o meio ambiente.
A
Wnez , empresa especializada em arquitetura de escritórios e reforma corporativa, também realiza o
retrofit e afirma que essa modernização do local, sem deixar de lado a estrutura original, preserva a imagem da empresa. "Nada mais é do que integrar a engenharia, a arquitetura e a tecnologia. Todas essas vertentes se voltam para a funcionalidade e modernidade expressas no projeto firmados com o cliente", conta.
O projeto de retrofit precisa ser pensado com bastante atenção, uma vez que construções antigas estão sujeitas a imprevistos. Se o planejamento não for assertivo, os custos com questões inesperadas podem superar o valor de uma reforma. A elaboração das ações a serem executadas não deve deixar de lado as limitações que o local apresenta, para calcular a quantidade de materiais e mão de obra que serão necessários.
Embora pouco disseminado, o retrofit vem como uma alternativa de revitalização do ambiente, desde que realizado com responsabilidade e respeito às características originais. Não só quando há necessidade de readequação, como também quando se quer mudar o aspecto do escritório, estratégias como essa podem ser bastante favoráveis.
Website:
http://www.wnez.com.br/