São Paulo - SP--(
DINO - 19 nov, 2015) - Uma agência de publicidade resolveu sair do comum e no Mês das Crianças não colocou nas ruas imagens felizes sobre a infância ou propagandas de produtos infantis, mas sim, encarou o desafio de retratar a violência infantil para as pessoas.
A campanha ousada criada pela GO! Comunicação para o CRAMI (Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD) teve o objetivo de mostrar as várias faces da violência infantil. A entidade tinha como objetivo principal tirar a sociedade da inércia gerando forte reflexão para o tema.
O maior desafio foi criar, com um baixo orçamento, uma campanha inovadora e marcante que pudesse ser eficaz dentro do raio de atuação da entidade (cidades do Grande ABC). Após reuniões com o CRAMI, a GO! Comunicação desenvolveu uma campanha na qual a estratégia se dividiu entre peças para Mídia Exterior (Outdoor, Busdoor e Cartaz de Ônibus), peças para Mídia Online e ações de Live Marketing.
As peças da campanha buscaram inspiração em tradicionais brincadeiras infantis, mostrando sob a visão da criança as várias formas de violência. A peça "Telefone de Lata" aborda a violência psicológica; "Gangorra", o abandono; "Esconde-Esconde", a violência física; e "Cabaninha", a violência sexual.
As ações de rua tiveram duas abordagens diferentes. A primeira colocou pessoas andando em ruas movimentadas das cidades utilizando placas com frases como: "Ontem eu abusei sexualmente de uma criança" ou "Deixei meu bebê sozinho e vim fazer compras"; a parte de trás dizia "Não é tão fácil identificar quem comete abusos contra crianças e adolescentes. Denuncie. Disque 100".
Na segunda ação de Live Marketing, a GO! Comunicação montou um ringue dentro de um shopping da região, que recebia uma "luta" a cada meia hora. A ideia foi mostrar as lutas vividas por crianças diariamente contra adversários fortes como o Sr. Humilhação, a Sra. Ausente, entre outros. A ação no shopping gerou também um vídeo para redes sociais, com a intenção de continuar a conscientização sobre o tema. (Acesse o vídeo através do link:
https://goo.gl/G4ZY5m)
"As ações de live marketing contaram com apoio de pessoal da GO! e também do CRAMI. Muitas pessoas se revoltaram ao ver os atores andando na rua tranquilamente com aquelas frases. Em alguns momentos foi necessária intervenção da equipe, explicando sobre a campanha. Outras pessoas quiseram também mais informações com a equipe do CRAMI. Acreditamos que apesar de provocativa, a campanha alcançou exatamente os objetivos", comenta Vivian Ferreira, Diretora de Novos Negócios da GO!.
A campanha, iniciada no mês de outubro impactou milhares de pessoas em poucos dias e ganhou também a adesão de famosos como Fafá de Belém, Patrícia Maldonado, Tania Khalil, entre outros, que compartilharam através de suas redes sociais. A entidade também anunciou que o número de denúncias aumentaram na região após a veiculação das peças publicitárias.