Belo Horizonte - MG--(
DINO - 16 mai, 2016) - Começa nesta segunda, 16, a obrigatoriedade dos profissionais da Contabilidade fazerem upload dos documentos que embasam a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) no ato da emissão, conforme disposto na Resolução do Conselho Federal de Contabilidade Nº 1.492, de novembro de 2015. O novo sistema também exige a utilização da certificação digital para a emissão da Decore. Algumas mudanças começaram a valer ainda em janeiro, como a ampliação do número de documentos válidos como comprobatórios de renda e o armazenamento de dados das declarações emitidas na Receita Federal.
"As modificações tornam o documento mais confiável, uma vez que os comprovantes que embasam a declaração serão de conhecimento público de forma mais ágil. Além disso, beneficiam também os contadores, ao os resguardarem de responder negativamente caso um cliente solicite uma declaração sem o correto embasamento legal", pontua o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Rogério Marques Noé.
A Decore é muito utilizada por profissionais liberais e empresários para a comprovação de renda na hora de abrir conta em banco, solicitar financiamentos ou outras formas de crédito. Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, por ano, são emitidas mais de 500 mil declarações.
Website:
http://www.crcmg.org.br/