São Paulo, SP--(
DINO - 20 abr, 2016) - por Fernanda Prats
Mesmo em tempos de crise, o consumidor online não busca apenas uma boa relação entre custo e benefício ao pesquisar um produto. Ele considera também a fluidez e interatividade do site, valorizando a experiência da compra em todas as etapas. Um dos grandes diferenciais para garantir a preferência desse consumidor é o atendimento. Caso seja satisfatório, há mais chances de fidelização. Do contrário, pode gerar comentários negativos nas redes sociais e consequente perda de clientes. "Trocas e devoluções já não precisam dificultar o atendimento online. Criamos uma ferramenta que automatiza e acelera esses processos", explica Rafael Bertolli, criador do plugin Trocas e Devoluções para a plataforma de e-commerce Vtex. "A inovação reduz custos para as empresas e aumenta a satisfação do cliente, tornando a experiência menos traumática para ambas as partes".
Assim como acontece nas lojas físicas, trocas e devoluções fazem parte das transações online. Nem sempre as expectativas do consumidor se confirmam no recebimento do produto. Um e-commerce de moda, por exemplo, pode ter um pedido de troca motivado pelo caimento de uma peça no corpo do cliente - mesmo que especifique medidas, tecido, acabamento e todos os detalhes no ato da venda. Por outro lado, há mais chances de que este cliente se identifique com o estilo do produto e continue procurando por novidades no site após efetuar sua troca com agilidade. "Com o novo sistema de Trocas e Devoluções, um atendimento que dependeria totalmente do SAC agora é feito pelo cliente diretamente no site em poucos cliques. Isso otimiza o tempo de operação, facilita o pós-atendimento e melhora a experiência de compra", afirma Luciana de Mattos, gerente de e-commerce da Shoulder - marca de moda feminina. Bertolli ressalta outra vantagem do plugin: "Há inclusive a possibilidade de integração com pontos de venda, dando ao consumidor a opção de fazer a troca numa loja física, aplicando o conceito de venda omni channel".
Assim como a Shoulder, empresas como Brastemp, Consul, Boticário e Avon utilizam a plataforma Vtex para e-commerce ? presente em mais de 16 países da América Latina. Com profundo conhecimento da dinâmica dessa plataforma, Bertolli desenvolveu o sistema de Trocas e Devoluções para acrescentar uma funcionalidade extra à Vtex, após identificar a demanda por um pós-venda descomplicado. Realizar esses processos com rapidez se traduz numa grande economia para as empresas, tornando o atendimento mais eficiente e potencialmente gerando mais vendas online, conforme demonstra a pesquisa*. O sistema de Trocas e Devoluções é uma solução tecnológica que também impacta, positivamente, a confiança dos consumidores com relação ao e-commerce.
Rafael Bertolli é Sócio-Fundador da YamÍ Consultoria, com foco no desenvolvimento de softwares e automação de processos.
Website:
http://www.trocasedevolucoes.com.br