Releases 21/06/2017 - 18:12

Marketplace: entenda como esse modelo está crescendo e tomando o lugar do e-commerce


Curitiba, PR--(DINO - 21 jun, 2017) - Empreender no mundo digital é uma tendência que cresce ano após ano. Quando pensam no assunto, muitas pessoas acreditam em criar um e-commerce e começar ganhar dinheiro na internet.

Porém, o modelo de e-commerce está ficando saturado de concorrentes que brigam por uma fatia pequena do mercado. Até os grandes vendedores online, que dominam a venda online dos produtos com mais demanda estão começando a aderir o modelo de marketplace. Os grandes varejistas perceberam há algum tempo que só cresceriam na internet se contassem com um "exército" de vendedores cadastrados em suas plataformas. Assim surgiram os primeiros marketplaces de venda de produtos novos e usados.

Se ainda tem dúvidas do que é um marketplace, leia o artigo no nosso blog. http://ideianoar.com.br/o-que-e-um-marketplace/

As vendas através de marketplace já representam mais de 20% do total das vendas online no Brasil. E esse número tende a crescer, uma vez que além de produtos, cada vez mais surgem marketplaces de serviços, como os de transporte, delivery e hospedagem.

Repare que essas empresas rapidamente se tornaram líderes nos seus respectivos mercados. Isso acontece pelo fato do marketplace contar com a escala gerada através do crescimento da oferta de produtos ou serviços disponibilizados em suas plataformas.

Atenta a isso, a startup curitibana Ideia no Ar criou em maio de 2017 sua plataforma geradora de Marketplace para Produtos e Serviços. Segundo o sócio Thiago Alves, a plataforma de marketplace é resultado do aprendizado apoiando mais de 200 negócios digitais nos últimos 3 anos. A empresa já é referência no lançamento de negócios digitais, sendo a maior Lançadora de Startups do Brasil.

"Grande parte dos empreendedores de startups que nos procuravam queriam fazer um marketplace, por isso decidimos criar nosso próprio gerador de plataformas para conseguir atender mais rápido nossos clientes", conta Thiago.

O Marketplace é um modelo democrático e que se encaixa muito bem para diversos segmentos de mercado. Por exemplo, o Ideia no Ar tem clientes que usam esse modelo de negócio para facilitar a busca por ofertas de produtos de mercados (InstaOfertas), outros clientes focaram em marketplace de pedido de orçamento, como é o caso do ConvidaKids, que conecta fornecedores de produtos e serviços para festas infantis com os pais que estão organizando os eventos.

O modelo Marketplace permite, inclusive, que empreendedores transformem sua paixão por uma área em negócio. É o caso de Rodrigo Ferrari, praticante de Crossfit que através do modelo de marketplace criou há pouco mais de um mês a CFPlace. "Na Cfplace nós conectamos pessoas comum que desejam conhecer o Crossfit. Fazemos isso oferecendo aulas experimentais nas academias cadastradas e ganhamos quando essas pessoas contratam um plano de treino". Em apenas um mês o marketplace CF Place já é a "maior box de Crossfit" da cidade quando o assunto é vagas disponíveis. Isso só foi possível graças ao modelo Marketplace.

Por isso, quando decidir empreender no digital, pense bem se o caminho é o e-commerce, afinal, você pode ter seu marketplace e vender seus produtos/serviços e também ganhar uma participação no lucro dos demais vendedores da plataforma!

Quer conhecer outras formas de ganhar dinheiro na internet? Confira esse artigo no nosso blog: http://ideianoar.com.br/como-ganhar-dinheiro-na-internet/
Website: http://ideianoar.com.br/o-que-e-um-marketplace/