São Paulo, SP--(
DINO - 27 mar, 2018) -
Uma das preocupações que mais crescem entre os brasileiros é a sensação de insegurança, motivado pelos altos índices de criminalidade que ocorrem em praticamente todas as cidades do Brasil. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ocorrem em média 54 casos diários de roubos e furtos de casas e apartamentos na cidade de São Paulo, totalizando 12 967 casos entre janeiro e agosto.
Antigamente era possível considerar uma residência como um local seguro, entretanto, são vistas constantemente notícias sobre roubos e furtos realizados em casas, apartamentos e até condomínios com segurança privada.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Coldwell Banker, empresa especializada na comercialização de imóveis de alto padrão no mercado americano, 45% dos 4 mil entrevistados planejam investir em equipamentos e tecnologia para tornar suas casas inteligentes, sendo a segurança um dos principais fatores que motivam essa decisão.
Dados da mesma pesquisa também revelam que a tecnologia de automação residencial pode valorizar o imóvel no momento da venda, fator que aumenta a disposição de 54% dos entrevistados para investir nesse tipo de solução.
A empresa B2Home –
Casa Inteligente, especializada em promover dicas, ideais e conteúdos relacionados à Tecnologia, Arquitetura e Design de Interior, apresenta novidades e tendências do setor onde a tecnologia pode ser uma grande aliada para tornar uma casa mais segura. Equipamentos onde o próprio usuário pode fazer a instalação ou soluções mais robustas integradas na Automação Residencial permitem um melhor gerenciamento e monitoramento das residências.
O empresário André Luiz Lopes Zanforlin, sócio da
Lounge Multimídia, empresa especializada em projetos, vendas e instalações de sistemas de Automação Residencial, diz que nos últimos anos houve aumento de 60% na procura de soluções e sistemas de automação que, além de oferecer maior conforto e praticidade, promovem maior segurança para toda família.
De acordo com André Luiz, os clientes buscavam por soluções de automação para Iluminação, Áudio e Vídeo, Ar-Condicionado, Cortinas e Persianas, tudo integrado no smartphone ou tablet do morador. Atualmente, os clientes também solicitam a inclusão de novos equipamentos como controle de acesso, câmeras inteligentes, sensores de presença e ações automatizadas de monitoramento integradas na casa inteligente.
“Em caso de ausência temporária dos moradores, nós podemos programar a iluminação para ser acionada automaticamente em um determinado horário, bem como as persianas podem subir ou baixar conforme programado na Automação Residencial”, relata André Luiz da Lounge Multimídia. A utilização de sensores de presença e controles de acesso biométrico também podem ser acionados e monitorados de qualquer lugar do mundo, facilitando o controle de quem está do outro lado da porta.
Novos equipamentos de segurança para deixar sua casa inteligente e segura
O site B2Home cita que soluções DIY (do it yourself), ou faça você mesmo, é uma das tendências e facilidades que irão ajudar o dia a dia das pessoas. Equipamentos de segurança com essa proposta possibilitam que, de forma prática, o próprio morador pode realizar a instalação dos equipamentos em sua residência.
A empresa Nest, de propriedade da Google, é referência nesse assunto. Possuí equipamentos eficientes para segurança residencial como câmeras de vigilância, campainhas inteligentes, sistema de alarme com sensores e fechaduras biométricas.
Hoje é possível ter câmeras de segurança que fazem o reconhecimento facial, e ao identificar alguém que não foi cadastrado no sistema, envia automaticamente um alerta para os smartphones dos moradores. A mesma conferência também pode ser realizada através das novas centrais biométricas com recurso de reconhecimento facial.
Campainhas e controles de acesso inteligente também permitem total controle pelo celular de qualquer lugar do mundo, assim, o usuário pode liberar ou bloquear o acesso, além de saber quando alguém está na porta da sua casa.
André Luiz da Lounge Multimídia diz que é possível usar a tecnologia para tornar as casas mais seguras e ao mesmo tempo, manter a privacidade, conforto e bem-estar. “A tecnologia está a nosso favor e pode ser uma grande aliada na segurança residencial”.
Fontes:
B2Home – Casa Inteligente
Website:
www.b2home.com.br
Lounge Multimídia
Website:
www.loungemultimidia.com.brWebsite:
https://www.b2home.com.br/