São Paulo - SP--(
DINO - 09 jun, 2016) - A estação mais fria do ano chega oficialmente ao Brasil em 20 de junho. Além do chocolate quente, cobertor quentinho acompanhado das pantufas, entre outras muitas coisas prazerosas, o inverno traz o melhor momento para cuidar da manutenção daquela que muito amamos: a nossa casa.
A Vedacit, que está comemorando 80 anos de parceria com as nossas obras, preparou um Guia de Inverno com dicas de como preparar o imóvel para as temperaturas altas e as chuvas que não tardarão a chegar. Enfim, como deixar o lar doce lar prontinho para o verão, devidamente impermeabilizado e sem risco de infiltrações. Da piscina ao telhado.
A impermeabilização é trabalho para mão de obra especializada, mas tão importante quanto contratar um bom profissional é ter o mínimo de conhecimento sobre o que ele vai realizar. Assim, é possível calcular o tempo necessário para a obra, quais as etapas e a dimensão do trabalho, os produtos a serem utilizados, entre outros.
Além das dicas do Guia de Inverno, a Vedacit disponibiliza um conjunto de passo a passo na série "Vedacit Explica". Basta acessar o link:
/
www.youtube.com/watch?v=xStA3wrZLiU&list=PLNa4Nb32Mdtpv4xE03KKmBXXEhNgU7-Tk&index=2Agora, confira e se prepare para aproveitar o inverno e todas as estações com segurança e despreocupação.
Umidade em pisos: A água existente no solo sobe pelo piso, o que deixa os ambientes úmidos e mofados. Daí a importância de impermeabilizar o piso. Para corrigir o problema, o contrapiso deve estar nivelado, limpo e levemente umedecido para receber a argamassa impermeabilizante, a argamassa colante e o revestimento cerâmico. O procedimento é um pouco diferente se a escolha for por piso de madeira. Aqui, os produtos a serem utilizados são Bianco, Vedacit e Vedatop.
Paredes úmidas: Esse problema chega com o passar do tempo devido às constantes batidas da água de chuva nas paredes externas, que necessitam de um cuidado maior para que não apresentem umidade ou mofo. A parede precisará ser lixada e toda a pintura removida. Se apresentar mofo, deverá ser limpa com água sanitária, as trincas deverão ser tratadas e o trabalho, só então, finalizado. Mas, se o reboco estiver soltando, será necessário refazer o chapisco. Produtos necessários para as diferentes etapas: Bianco, Fechatrinca, Vedacit e Vedapren Parede.
Rodapés úmidos: Além da aparência ruim, esse tipo de problema causa danos à saúde, como todo ambiente úmido devido a falhas na impermeabilização. Para corrigir rodapés úmidos, o acabamento da parede deve ser removido a uma altura de 1,50 m até chegar nos tijolos. Também é necessário retirar 30 cm do piso até que se alcance o concreto. Os produtos a serem usados neste reparo são Bianco, Vedacit e Vedatop.
Lajes vazando: Causado pela infiltração da água da chuva, o vazamento em lajes é bastante comum e acarreta fissuras, trincas e rachaduras. Para resolver, serão necessários dois procedimentos: regularizar a laje, respeitando o caimento de 1% na região dos ralos, e impermeabilizar a laje. Mas, lembre-se, depois de aguardar pela secagem total da primeira fase de impermeabilização, é indispensável fazer o teste de vazamento, enchendo a laje com água e aguardando no mínimo 72 horas. Se não houver necessidade de retoque, então é possível finalizar com o acabamento. Aqui, os produtos indicados são: Vedacit, Vedatex, Bianco e Vedapren.
Vazamento no telhado: Para que não aconteça, é fundamental manter em dia a limpeza das telhas, calhas, drenos e ralos do terraço, bem como certificar-se de que o telhado não tem telhas soltas, quebradas ou trincadas. Elas também devem estar bem parafusadas no madeiramento, que, por sua vez, precisa estar sempre em bom estado de conservação, bem nivelado e imunizado contra a ação dos cupins. Para reparar trincas ou rachaduras os produtos indicados são Primer Manta Vedacit e Fita Multiuso Autoadesiva Vedacit. Lembrando que os trabalhos só devem ser realizados com tempo firme.
Piscina: Seja de alvenaria ou de concreto, a piscina exige cuidado especial com a impermeabilização. No caso de piscina enterrada, a melhor solução é aplicar a argamassa impermeável. Já para as elevadas, o correto é utilizar o sistema flexível. Para quem quer reformar, o primeiro passo é justamente avaliar se a base na qual a impermeabilização ficará aderida está íntegra. Caso ela seja de concreto armado, é preciso verificar se não há barras expostas. Se existirem, a primeira providência é aplicar um primer anticorrosivo e depois recobrir as barras com argamassa estrutural ou graute. Produtos indicados para cada etapa: Vedacit, Bianco, Vedatex, Vedatop, VedatopFlex, Armatec ZN, V1 Grauth, Argamassa Estrutural 250.
Fundamental é impermeabilizar a obra desde o alicerce até o telhado.
Isso reduz consideravelmente o risco de infiltrações. Palavra de quem é líder e tem 80 anos de histórias para contar.
Sobre a Vedacit
No ano em que comemora seu 80º aniversário, a Vedacit - líder de mercado em produtos de alta tecnologia para a construção civil - apresenta soluções inovadoras e se aproxima das famílias brasileiras com lançamentos para serem utilizados no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores.
São mais de 140 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 30 mil pontos de venda.
Genuinamente nacional, a Vedacit possui duas unidades fabris, uma em São Paulo e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com nove filiais distribuídas estrategicamente pelo país.
www.vedacit.com.brSAC 0800 833 2248