Releases 27/03/2019 - 16:05

São Paulo abriga o maior encontro do mercado de rótulos e etiquetas da América do Sul


São Paulo--(DINO - 27 mar, 2019) - De 19 a 21 de março, o mercado de flexografia banda estreita, rótulos e etiquetas se reuniu no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, para a primeira edição da Flexo & Labels.

Ao todo, 65 empresas e mais de 100 marcas estiveram expondo suas soluções ao longo de três dias de exposição para um público visitante qualificado, formado por tomadores de decisão de empresas convertedoras, gráficas de rótulos e etiquetas, e impressoras de embalagens. Cerca de 5.500 visitantes de norte a sul do Brasil e de países das América Latina, EUA, Ásia e Europa percorreram o pavilhão para conferir lançamentos de equipamentos de impressão, software e soluções de acabamento.

O sucesso do evento também pôde ser confirmado pelo volume de negócios dos expositores da Flexo & Labels 2019. Uma semana após seu encerramento, a organizadora da feira estima mais de R$ 30 milhões de negócios realizados somente do pavilhão.

"Para nós, essa cifra, que ainda possui caráter preliminar, uma vez que estamos mensurando os números finais, comprova que cumprimos com a proposta de nosso evento, que era a de reunir a melhor tecnologia e criar um ambiente propício para atualização e realização de negócios", disse Marcia Romano, diretora da Flexo & Labels 2019 e da InMotion, organizadora da feira. "À medida que terminarmos o levantamento, certamente teremos um valor maior de negócios fechados por nossas expositoras, prova do sucesso da Flexo & Labels já em sua primeira edição. Isso, excetuando os negócios e prospecções que serão concluídos pós-evento."

Mercado

Na contramão da queda das tiragens típica dos segmentos de impressão promocional, de peças de marketing e comercial, o setor de rótulos e etiquetas prossegue em ascensão, atraindo olhares e investimentos tanto de empresas gráficas (que estão abrindo seu leque de serviços para abarcar também esse tipo de impressão), como por parte de empresas tradicionais do segmento (que partem para novas tecnologias para agregar calor ao produto final) e dos fabricantes de tecnologias, interessados em expandir negócios nessa fatia de mercado que parece sentir menos a crise causada pela concorrência com as mídias digitais.

Mas não é por estar aparentemente imune à crise que o setor de label (termo em inglês que abarca o segmento de rótulos e etiquetas) não se reinventa. Na feira, várias tendências, como alto valor agregado através de cores especiais, efeitos e personalização de rótulos estiveram em demonstração. No caso das etiquetas, códigos barras interligados com sistemas inteligentes de leitura e rastreio por meio de RFID e QRCodes estiveram entre as tendências, bem como aplicações avançadas para etiquetas de segurança (como , por exemplo, aquelas que atestam a procedência e originalidade de um produto como medicamento ou roupa).

Label rótulos ou etiquetas? Não se confunda!

Apesar do termo em inglês "label" abranger ambos os significados (rótulos e etiquetas), no Brasil os termos possuem representações distintas. Comumente, rótulos se referem aos produtos que identificam uma determinada marca e possuem alto apelo visual - como, por exemplo, rótulos de vinho, influenciando inclusive na decisão de compra do consumidor. Já as etiquetas possuem caráter mais informativo, contendo informações de segurança, validade, origem etc. de um determinado produto, como uma carne congelada em um hipermercado ou um produto perecível refrigerado.

Segunda edição

Com o sucesso da primeira edição, a diretora Marcia Romano afirmou que a segunda edição da Flexo & Labels já tem data confirmada para acontecer - no caso, de 9 a 12 de março de 2021.

"A feira ganhou mais um dia de visitação, indo de três para quatro dias, e também estamos aumentando a área do evento, já que 90% dos expositores já confirmaram a renovação em 2021, criando áreas para os novos interessados. Tudo para atender ainda melhor nossos expositores e à procura de área, que vem sendo muito grande", reforça. "Estamos trabalhando desde já para que a nova edição da feira não somente igual, mas supere o sucesso de 2019. Esse é nosso objetivo a partir de agora."

Conferência

Em paralelo à Flexo & Labels 2019, aconteceu a Label Talks, conferência focada em novidades, tendências e tecnologias para o mercado de banda estreita e label. Organizada pela Projeto Pack, o evento contou com palestrantes e experts do Brasil e do exterior, que, durante três dias, trataram de temas de fundamental importância para o segmento, tais como soluções de impressão, cross media, etiquetas inteligentes, proteção de marca e impressão de segurança, legislação, sustentabilidade etc.

Prêmio ABIEA

Também na Flexo & Labels, aconteceu, na noite do dia 20 de março, a entrega do 6º Prêmio ABIEA, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Etiquetas e Rótulos Adesivos.
Ao todo, 13 categorias foram premiadas, consagrando os vencedores: Printek Etiquetas e Rótulos (categoria Bebidas), Rototek (categoria Produtos Alimentícios), Damver Adesivos (categorias Cosméticos e Cuidados Pessoais e Industrial), Indemetal Gráficos (categoria Farmacêuticos), Mack Color (Higiene e Limpeza), Impress Soluções (categoria Flexo Traço), Ready do Brasil (categoria Flexo Cromia), Automação Rótulos (categorias Impressão Digital e Impressão Combinada), RR Donnelly (categoria Tags e Etiquetas sem Adesivos), Catuaí Rótulos (categoria Sleeves), e Continplan (categoria Segurança).




Website: http://www.flexoelabels.com