Belo Horizonte (MG)--(
DINO - 06 out, 2015) - Com o objetivo de promover um amplo diálogo sobre importantes questões socioambientais que são debatidas internacionalmente, o Sustentar 2015 (8º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável) vai reunir, no dia 15 de outubro, cerca de 100 palestrantes na Fundação Dom Cabral (FDC), avenida Princesa Diana, 760, no Alphaville, em Nova Lima (MG). Para participar, basta entrar no site
www.sustentar.net e se inscrever. O fórum é aberto ao público, tem entrada gratuita e as vagas são limitadas.
Neste ano, o Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, responsável pela concepção e organização do fórum, elegeu o tema "Oportunidades: Inovações e Soluções Sustentáveis" para nortear as discussões. O evento reúne, de forma multidisciplinar, renomados especialistas, executivos, lideranças e autoridades nacionais e internacionais. A estimativa é de que 2 mil pessoas passem por lá. O Sustentar é uma excelente oportunidade para promover transformações substanciais relacionadas ao meio ambiente no Brasil e no mundo. O tema central será debatido em quatro auditórios simultâneos: "Estratégias, Tecnologias, Gestão para a Responsabilidade Socioambiental", "Inovação Sustentável", "Soluções Sustentáveis" e no "Case Sebraetec".
Entre os palestrantes nacionais do Sustentar 2015, estão confirmadas as presenças do secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Sávio de Souza Cruz; do presidente do Conselho Superior de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do ES ? FINDES, Sidemberg Rodrigues; do professor e gerente do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, Heiko Spitzeck; do presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Tadeu Carneiro, e do presidente da Alpargatas, Márcio Utsch. Do exterior, estarão presentes a diretora do Programa de Normas na Iniciativa Climate Bonds, Justine Leigh-Bell, e Christopher Brown, professor de geografia e diretor do programa de estudos ambientais da Universidade de Kansas, nos EUA.
A coordenadora institucional do Sustentar, Jussara Utsch, enfatiza que os debates buscam soluções e viabilidade para um crescimento mais sustentável e responsável. "Nosso objetivo é conectar, convidar e inspirar pessoas, governos e mercados para dar concretude a um futuro sustentável e fazer a diferença na vida diária de cada cidadão", destaca.
O 8º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável procura alertar a todos que a sustentabilidade não é somente uma ideia difundida por segmentos isolados da sociedade mas sim um compromisso que deve ser encarado de forma global. "Facilitar a organização da sociedade e fornecer estímulos com base em modelos que promovam a sustentabilidade é a nossa meta. Um novo olhar e uma postura mais consciente são atitudes imprescindíveis para viabilizar a construção de um modelo harmônico, que permita ao desenvolvimento sustentável garantir que o progresso socioeconômico e a preservação ambiental caminhem lado a lado", ressalta Utsch.
Para o professor e pesquisador do Núcleo Petrobras de Sustentabilidade da FDC e coordenador do 8º Fórum de Responsabilidade Socioambiental, Cláudio Boechat, eventos como o Sustentar 2015 são fundamentais para elevar a discussão ao nível dos três grandes pilares do desenvolvimento sustentável, que compõem o tripé econômico/ambiental/social. "Sabemos que o modelo socioeconômico e ambiental vigente é incompatível com o desenvolvimento sustentável. A escassez de recursos limitará o estilo de vida e o padrão de consumo de todos. É preciso discutir esta equação e encontrar novos caminhos", ressalta.
O fórum será realizado com o patrocínio das empresas DSM e CBMM, do Governo de Minas, Codemig, Correios e Fiemg. O apoio é da Cenibra, Fiat, Arcelormittal, FDC e parceiros, como Global Reporting Iniciative, Inhotim, ACMinas, Nhk, Instituto Orior, Anjos do Brasil, Ibama/MMA, Invepar, CBIC, Aberje e Sebrae/MG.
Ranking de Produtos, Serviços e Tecnologias Sustentáveis 2015
Com o intuito de estimular a produção e o consumo sustentável no mundo corporativo, o Instituto Sustentar apresenta durante o Sustentar 2015 os vencedores da terceira edição do Ranking de Produtos, Serviços e Tecnologias Sustentáveis Inovadoras. A inciativa foi realizada em parceria com a Nhk Sustentabilidade.
Durante o período de inscrição no ranking, as informações registradas sobre produtos e tecnologias sustentáveis deram origem ao Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade, um catálogo de produtos e serviços de todas as empresas inscritas. O Ranking premiará quatro categorias: "Produto Sustentável", "Iniciativa Sustentável", "Serviço Sustentável" e "Destaque Pequena e Média Empresa".
Segundo o coordenador técnico do Instituto Sustentar, Roberto Fagundes, a inciativa tem como objetivo gerar um completo banco de dados com tecnologias sustentáveis que possam ser replicadas e ampliadas. "O ranking funciona como uma ferramenta de benchmarking para as empresas e instituições. Assim, elas podem buscar modelos sustentáveis para seus produtos e serviços. A iniciativa reforça também a questão da produção e do consumo sustentável na sociedade", afirma Fagundes.
As empresas e instituições vencedoras participarão do debate "Como promover negócios sustentáveis inovadores". Na ocasião, as instituições poderão debater os meios e ferramentas para o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis, que servirão de referência para outras empresas. O objetivo é estimular a adoção e adaptação de tecnologias que já são modelos eficazes de sustentabilidade corporativa.
Website:
http://www.sustentar.net