Releases 13/10/2015 - 13:55

Crowdfunding acelera Financiamento de Projetos culturais


(DINO - 13 out, 2015) - O crowdfunding vem se tornando a forma mais rápida de financiamento de projetos , principalmente, para a área cultural. Em tempos de crise e corte de 22,7% da verba do Ministério da Cultura para 2016, muitos cineastas, produtores e músicos estão utilizando esta nova forma de captação de fundos para lançar seus projetos no mercado.

Durante muito tempo, os artistas dependeram de verba federal ou de patrocínio empresarial para viabilizar seus projetos. Mas, com o surgimento do crowdfunding, ou financiamento coletivo, tudo isso mudou. Hoje em dia, o setor cultural está mais independente e diversas ações culturais estão sendo lançadas no mercado devido ao crowdfunding.

VANTAGENS DO CROWDFUNDING PARA FINANCIAR PROJETOS

Os sites de financiamento coletivo estão substituindo a necessidade de busca por Leis de Incentivo à Cultura, como a Lei Rouanet, fazendo com que os artistas se tornem mais independentes e possam viabilizar seus projetos com mais rapidez. Outra vantagem do crowdfunding para a cultura é que esta forma de arrecadação é menos burocrática e super democrática, permitindo que qualquer pessoa, com um bom projeto, possa viabilizá-lo através da contribuição financeira de milhares de fãs que acreditam na sua ideia. Geralmente, para se captar pela Lei Rouanet ou outras leis estaduais de incentivo fiscal, é preciso haver uma estrutura de captação grande, pois os trâmites são burocráticos.

O modelo de economia colaborativa significa que você não precisa de um investidor único e, muito menos, esperar até que seu talento seja reconhecido por uma gravadora. Aliás, muitos artistas preferem continuar independentes para não abrir mão de sua liberdade criativa, muitas vezes oprimida pelos grandes selos.

Se você ou sua banda querem gravar um novo CD ou DVD, podem fazer a pré-venda do álbum, assim, os contribuidores adquirem o material em primeira mão; se querem gravar um clipe, podem oferecer a participação do contribuidor no vídeo ou um agradecimento nas redes sociais em troca do apoio; e já se for viabilização de show, poderão oferecer ingressos aos contribuidores.

Na verdade, com o crowdfunding você pode financiar qualquer tipo de projeto. O rapper Emicida foi convidado para participar, junto com seu irmão Evandro Fióti, da maior feira de música do mundo: a Womex. O problema é que os custos da viagem não estão inclusos e são extremamente altos.

A Womex é uma grande oportunidade de mostrar ao mundo a cultura do rap no Brasil e também o cenário da música independente. Para possibilitar a viagem e hospedagem em Budapeste, na Húngria, os irmãos criaram a campanha "Emicida na maior feira de música do mundo!" . Os fãs que contribuírem podem ganhar desde a discografia completa do rapper e roupas da loja sua própria, a Laboratório Fantasma, até um telefonema com ele ou ingressos para um show exclusivo.

E não são só as bandas e artistas consagrados possuem campanhas bem-sucedidas, aqueles que estão tentando ingressar no mercado musical também se beneficiam do crowdfunding. A banda paulistana Hewie criou uma campanha de arrecadação para produzir seu primeiro CD e, com a ajuda dos fãs, arrecadaram quase o dobro de sua meta inicial.

Se você tem um projeto musical e está precisando de dinheiro para tira-lo do papel, crie uma campanha de financiamento coletivo e comece a captar recursos ainda hoje.

Website: http://www.kickante.com.br