São Paulo--(
DINO - 02 out, 2015) - O desenvolvimento de
impressoras 3D tem trazido diversos benefícios e inovações para a sociedade global. As máquinas que, ao invés de utilizarem papel e tinta, são capazes de construir objetos camada por camada, vêm se tornando cada vez mais populares, presentes e acessíveis às necessidades do homem moderno.
Estes equipamentos podem imprimir qualquer tipo de material através da tecnologia de impressão tridimensional, utilizando o processo de Manufatura Aditiva. Ao contrário da usinagem tradicional, que retira material, este processo deposita vários níveis de matéria-prima para fabricar protótipos com geometrias complexas de forma mais rápida e eficiente.
A utilização do aparelho geralmente usa resina plástica e modelagens com laser. Seu emprego vem revolucionando os negócios e a ciência em geral, pois "imprime" vários tipos de objetos projetados com base num modelo digital idealizado com o auxílio de softwares específicos, o chamado "design 3D".
As impressoras 3D já são consideradas a verdadeira caracterização da modernidade e do avanço tecnológico! Os equipamentos são rápidos, não envolvem materiais tóxicos durante a fabricação e os produtos finais mantêm a qualidade, não deformam, nem estragam.
A boa nova é que esta tecnologia está a um passo de fazer parte de qualquer espécie de empresa: grandes, médias ou pequenas. Este mercado está em expansão, oferecendo oportunidades únicas aos empreendedores.
Evolução da Impressão 3D
Há mais de uma década, as impressoras 3D somente poderiam ser adquiridas com o desembolso de valores superiores a 30 mil dólares. Hoje, com a popularização das atividades profissionais utilizando esta tecnologia, o preço está bem mais acessível.
No Brasil, há modelos disponíveis por menos de mil reais, como a Peachy Printer, a iBox Nano, entre outras. Até mesmo as crianças podem se divertir com esta tecnologia que permite que sejam criados brinquedos de maneira criativa e inteligente. Desta forma, a aquisição das impressoras 3D é válida tanto para fins comerciais, quanto para uso pessoal.
O debate sobre o tema da Manufatura Aditiva é enorme, movimentando grande público em eventos e exposições em feiras de tecnologia. São inúmeras as possibilidades de trabalhos a serem realizados com investimentos em impressoras 3D, como: peças automobilísticas, elementos para casas e construções, itens de vestuário e calçados, alimentos e até tatuagens! Além disso, vários cientistas estudam e já apresentam modelos capazes de reproduzir órgãos do corpo humano, próteses e ossos tridimensionais. De acordo com as pesquisas, estes elementos nem sequer apresentam efeitos colaterais nos voluntários que os receberam, e foram empregados em tratamentos diversos.
O empreendedor interessado em conhecer mais sobre as maravilhas da Manufatura Aditiva, suas tecnologias e aplicações, não deve ficar de fora dos próximos eventos que tratarão do tema.
Confira a agenda dos próximos eventos do segmento!
? Faculdade de Tecnologia da Zona Leste (Fatec ZL), São Paulo/SP ? Dia 06/10.
? ETEC Martin Luther King, São Paulo/SP ? Dia 18/10.
? Semana da Engenharia da Faculdade de Tecnologia (Fatec) ? Dia 22/10.
? PrintingDay ? Dia 22/10.
? X Semana de Engenharia Mecânica (SEMEC) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP São Carlos), São Carlos/SP- Dia 30/10.
? Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André/SP ? Dia 03/11.
? EUCA ? Dia 05/11.
Website:
http://www.lwtsistemas.com.br