Releases 22/09/2015 - 11:39

Marketing: "Uma nova Onda" nas Instituições de Ensino?


Curitiba,PR--(DINO - 22 set, 2015) - Os sinais de que o Setor de Educação está atingindo o Estágio de Maturidade são claros, na medida em que grandes grupos educacionais se formam, junto com especialistas em nichos de mercado especializados.

Além de focar o aspecto meramente pedagógico, as IE ? Instituições de Ensino estão investindo na profissionalização das áreas Administrativa, Financeira e notadamente a de Marketing, que começa a ser praticada em todas as suas etapas num mercado cada vez mais competitivo:
1. Coleta de Informações de Mercado e Pesquisa;
2. Estabelecimento de Estratégia;
3. Mix de Marketing (Produto/Serviço, Ponto de Venda/Estrutura Física, Preço e Formas de Pagamento e Propaganda);
4. Implementação ou Execução;
5. Controle e Realimentação Sistêmica do Processo.

Ari Erthal, Diretor Geral da ESIC Business & Marketing School, uma das melhores escolas de negócios do mundo, acaba de investir pesado na obtenção de informações: "hoje pé possível saber qual o número de alunos potenciais por região e em alguns casos até por quadra, utilizando dados do IBGE, que podem ser cruzados com a localização exata dos alunos atuais num mapa, através de uma ferramenta de Business Intelligence". Ele completa que é preciso monitorar o grau de Satisfação do Aluno, a Imagem da Marca, o Perfil do Aluno Potencial e muito mais.

Henrique D. Wall, Diretor do Colégio Erasto Gaertner, assumiu a direção desta IE criada em 1936, e promoveu uma verdadeira "revolução" através de Marketing e do choque de Gestão. Contratou uma consultoria que inicialmente mapeou todas as informações necessárias e estabeleceu a sua estratégia posicionado o Colégio como "o Melhor da Região", por todos os resultados atingidos.

Hoje, possui quase o dobro do número de alunos, uma situação financeira imensamente melhor e filas de espera por vagas que ocorrem cada vez mais cedo. O grau de aprovação dos alunos no Vestibular, as notas em avaliações como o ENEM (em 2014 obteve 25 pontos a mais sobre o concorrente que ficou em segundo lugar), e os elevados níveis de Satisfação dos Pais e Alunos e de Imagem da Marca só crescem. A FEM ? Fundação Educacional Menonita, sua mantenedora, reestruturou a Faculdade Fidelis, e recentemente obteve nota máxima na autorização do funcionamento do curso de Pedagogia a partir de 2016, além de ter "turbinado" o Centro Cultural EG com mais de 50 cursos extras.

Principalmente em tempos de crise é que se ressalta a importância do Mix de Marketing. O Prof. José Luís Chong, Fundador e Diretor Presidente do Grupo Educacional Acesso é categórico: "é notadamente nestes períodos de crise, onde costumeiramente há muitos cortes de custos, que devemos investir ainda mais em marketing. Não apenas em propaganda convencional, é preciso diferenciar. Aqui, estamos investindo na contratação de novos colaboradores para melhorar nosso desempenho e notadamente nosso Marketing Digital, viabilizando mais resultados com Sites e Mídias Sociais, a verdadeira onda do futuro". Chong informa que hoje o Digital já responde por 36% da mídia mundial, e que em 2016 está previsto que ultrapasse o investimento realizado em TV. "Há teorias e cases que atestam que tais ferramentas, usadas adequadamente, permitem aumentar em 3x a captação de leads e reduzir os custos gerais do marketing em 50% ou mais. É uma forma através da qual a IE menor poderá lutar em maiores condições de igualdade com as maiores", complementa Chong.

Jaime Amaral Maia, Diretor Administrativo do Colégio Bastos Maia, está apostando no marketing digital. "No passado já realizamos campanhas que nos permitiram dobrar o número de alunos através de pesquisas e do marketing tradicional". Mas este ano, contratamos uma empresa para revisar todo o nosso marketing digital, a começar por um novo site integrado à todas as mídias sociais, naturalmente responsivo e com muito conteúdo". Jaime explica que o processo é interessantíssimo: "primeiro se define quem são as personas, ou quem será atingido, como por exemplo o pai e a mãe do aluno da Educação Infantil, o Aluno do Ensino Médio, etc. Depois, são definidos os tipos de conteúdo a serem produzidos para cada um. Finalmente, disponibiliza-se tais informações no site e nas mídias sociais". Noeli Maia, Diretora Acadêmica do Bastos, informa que isto está sendo desenvolvido, e "não vê a hora de ter tudo pronto e obter os resultados almejados". Ela complementa informando que há ações passivas (nos sites e nas mídias sociais) e ativas (envio de parte dos dados, seletivamente, às diversas personas envolvidas).

Outra Instituição que está investindo muito em Marketing Digital é o Centro Europeu. Patrícia Sandrini Bassi, Diretora de Marketing da IE, comenta que "há anos estamos trocando o foco do Marketing Tradicional ou off-line pelo Marketing Digital". Mas este ano, "vamos atingir outro nível, pois estamos inclusive remodelando muita coisa e envolvendo nossos alunos". Ela completa que "tais ações permitirão a adoção da última palavra em Inbound, que é a produção de conteúdo especializado, profissional e original e sua difusão através do cliente, como partner do processo". Patrícia lembra que tudo isto já havia sido previsto há anos no livro Idea Virus, de Seth Godin, o maior guru do Marketing Digital.

Para maximizar a Gestão Educacional e Controlar os Resultados e Indicadores de Desempenho, além de acelerar e melhorar o atendimento aos alunos e integração entre a IE, o Corpo Docente e o Aluno, é vital o uso de um software de Gestão Acadêmica. Rogério Gobbi, Fundador e Diretor da Matheus Soluções ? Sistemas de Gestão Acadêmica, informa que este mercado também está atingindo maturidade: "hoje soluções acadêmicas como as que comercializamos permitem realizar melhor, mais rápido e com menor custo, todas as atividades educacionais, gerenciais e estratégicas, além de disponibilizar canais de relacionamento entre a IE e seu público (alunos, pais, professores e colaboradores), tornando impossível prosperar sem tais recursos". Indagado sobre a concorrência e a crise, Rogério é franco e direto: "Há muitas opções no mercado, mas poucos sistemas acadêmicos estão evoluídos tecnologicamente ou possuem todas as funcionalidades que temos pela melhor relação custo vs. benefício". Ele complementa informando que mesmo com crise, só não acelera o crescimento da Matheus Soluções, porque quer manter o nível de qualidade atingida no atendimento, para garantir o crescimento sustentável do negócio.

Anderson Rodrigo Schmidt, fundador e sócio da Conteúdo sob Demanda (www.conteudosobdemanda.com.br), atua com Marketing Digital desde 2001 e "está experimentando um crescimento fulminante mesmo num ano de crise, em boa medida impulsionado por clientes da área educacional. Qualquer um constrói sites e mídias digitais, mas são poucos que efetivamente conseguem garantir resultados, notadamente em instituições de ensino".

O MUNDO ACADÊMICO MUDOU E ESTÁ SE PROFISSIONALIZANDO. E O MARKETING SERÁ O FOCO DAS INSTITIUIÇÕES EM TEMPOS DE CONCORRÊNCIA.
Website: http://www.matheussolucoes.com/