Releases 01/10/2015 - 10:40

Os novos caminhos da educação: análise de Zeca Oliveira


Porto Alegre--(DINO - 01 out, 2015) - O dilema da supremacia presente na projeção de gastos do governo consiste em apontar a preponderância do setor da economia sobre o da educação ou vice-versa. O êxito de uma das áreas seria prejudicada em caso de priorizar o investimento na outra.

Levemos em consideração que a economia representa a esfera maior na sociedade, uma despesa maior em outra área traria um risco elevado para a estabilidade da mesma, por conseguinte da harmonia social. Zeca Oliveira, suscita a relevância da obtenção de um bom resultado no campo da educação, tendo como exemplo a prosperidade econômica da Coréia do Sul, que estabeleceu investimentos maciços na área da educação. Sua condição de realidade em longo prazo representa um obstáculo para a prioridade de recursos para a finalidade de qualidade.

Os novos rumos da educação, segundo Zeca Oliveira, não se consubstanciam nas diretrizes orçamentárias de investimento. O futuro dela não deve ser deduzido pelos elementos que a compõe tais como: área (humana, exata ou biológica), corpo docente e corpo discente. A metafísica para a projeção dos novos rumos da educação leva Zeca Oliveira a deduzir que seus conceitos, características e efeitos dependerão mais de uma postura político-econômica do que se trata a evolução da educação. Zeca Oliveira convencido de que a economia rege os seus gastos inerentes e a presente temática dos novos rumos da educação é reflexo da realidade econômica em que se encontra tal sociedade.

A solidez da economia jamais pode se afetada por uma política, um projeto, um estudo. A hegemonia deste setor prevalece por sua natureza primária. Embora Zeca Oliveira saliente o conceito econômico, os recursos para a educação provenientes da economia devem ser analisados com atenção e como premissa para um futuro mais promissor para a sociedade. No tangente à qualidade e aplicabilidade de um novo horizonte qualquer prospecção de reformulação, alteração e inserção de áreas educacionais é um tema que deve ser divulgado, disseminado e admitido pelos agentes do governo até a classe estudantil.

Os aspectos que talvez mais são citados como sinais da má qualidade de educação atual permanecem como um câncer que definha uma pessoa. Os desvios dos recursos públicos entristecem professores, pais e alunos que se veem em situação precária.

Dessa maneira, projetar os novos rumos da educação significa aguardar a posição que a vontade política permitir em elaborar uma meta de desenvolvimento da área. Sua importância confere a manifestação contundente de uma sociedade que sofre com uma ineficiência do ensino. O conhecimento que traz prosperidade às nações seja de forma política, social, econômica e cultural se encontra em situação de não poder ser reerguer devido a fatores externos que prezam por eficácia para o crescimento econômico.

Enfim, Zeca Oliveira determina a questão levantada mais de cunho socioeconômico do que uma razão didática, de que os novos rumos da educação estão sob o ensejo de se arguir a prioridade e de talvez realizar um sacrifício econômico para o efetivo sucesso de um setor ao qual se confere o primor pela excelência de uma nação rica e próspera.

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