São Paulo - SP--(
DINO - 23 set, 2015) - Você já ouviu falar de Borda da Mata (MG)? Esta típica cidade do Sul de Minas é conhecida nacionalmente por produzir algo que agrada a maioria absoluta das pessoas: o pijama!
A capital Nacional do Pijama tem cerca de 18 mil habitantes. A cidade mineira ganhou esse título por sua ampla produção e venda de pijamas e outras peças íntimas, e recebe durante todo o ano um grande movimento de turistas, estimulado pela enorme produção das tecelagens da região.
Hoje, são inúmeras opções:
pijama curto ou longo, de diferentes tecidos, modelagens específicas para todas as idades, perfis e personalidades, tornando a peça um verdadeiro ícone de estilo contemporâneo. Mas nem sempre foi assim.
Antigamente, mais precisamente no século XVI, quando se estima terem surgido os primeiros pijamas, existia somente uma peça unissex de camisola, que era utilizada por homens e mulheres num momento de repouso. Nesta época, as roupas do dia a dia eram extremamente pesadas e desconfortáveis e, por isso, os pijamas se tornavam cada vez mais um sinônimo de bem-estar e conforto para o final do dia.
Por outro lado, o que havia de conforto nessas camisolas unissex, não havia de beleza e, muito menos, de sensualidade. Os estudos em história da moda revelam que esses pijamas iam do pescoço até os pés, eram abertos na frente e contavam com mangas compridas, já que eram utilizados, principalmente, em países extremamente frios. Com o objetivo de aquecer os usuários, comumente o pijama era feito de lã.
A evolução da peça
Foram as mulheres as primeiras consumidoras a ganharem um modelo de pijama exclusivo, perto do século XVIII. A peça era chamada de Negliée. Esses modelos continuavam sendo pouco atraentes para os padrões de hoje, mas utilizavam tecidos mais sofisticados, como a seda, por exemplo, além de oferecerem muito conforto.
Nesta mesma época, os homens passaram a dividir suas tradicionais camisolas em duas peças: uma calça larga e bem confortável e uma versão mais curta da antiga camisola, que se parecia mais com uma espécie de "camisetão".
Com o tempo os pijamas acompanharam as evoluções tecnológicas em tecidos para se tornarem cada vez mais funcionais, seja para o calor ou para o frio. A peça também foi aprimorada para garantir ainda mais conforto, palavra-chave dessas roupas tão importantes.
Os pijamas mais sensuais também ganharam espaço, aumentando ainda mais a gama de opções. Com toda essa evolução na história do tradicional pijama, não é de se estranhar que a peça faça tanto sucesso a ponto de ter uma cidade considerada sua "Capital Nacional".
Para os apaixonados por
pijamas masculinos ou femininos, uma visita à cidade mineira de Borda da Mata é um roteiro perfeito, que guarda em si a história desta peça tão querida por todos. Que tal aproveitar o próximo feriado para conhecer o Circuito das Malhas do sul de Minas Gerais?
Website:
http://www.pijamasforyou.com.br/