Releases 07/10/2015 - 15:26

Revista Exame divulga a lista das pequenas e médias empresas com maior crescimento em 2014.


(DINO - 07 out, 2015) - A revista Exame, em parceria com a Deloitte Consultoria, publicou a lista das médias e pequenas empresas que mais cresceram no Brasil em 2014. A lista, que está na décima primeira edição, mostra que mesmo em período de recessão algumas empresas continuam crescendo.

Para chegar aos nomes presentes na lista, a Deloitte avaliou as finanças e a rentabilidade de centenas de empresas, restringindo-se à faixa de faturamento anual entre três e 400 milhões de reais. O fator avaliado para classificação foi o coeficiente da receita líquida no ano de 2014 com o ano de 2012, resultado esse que gera um valor percentual do crescimento das empresas no período citado.
Em primeiro lugar, na lista das 200 pequenas e médias empresas com o maior crescimento relativo no ano de 2014, está a "Ciberian Tecnologia da Informação". O crescimento relativo da Ciberian foi de 12.366,60%, correspondente a um aumento de 12 vezes em relação a 2012. A empresa conta com uma receita anual de pouco mais que 13 milhões.

Em segundo lugar aparece a "Invita Nutrição" com crescimento também respeitável de 7.200,93%. A lista segue com a Celer Biotecnologia, VCG Empreendimentos e a Montreal GTEC ? prestadora de serviços às empresas ? todas elas superando a marca de 500% no crescimento da receita líquida em relação ao ano de 2012.

A lista possui empresas de diversos segmentos. No ramo de publicidade, a agência que apresentou o maior crescimento foi a Heads Propaganda, maior agência independente de capital nacional, com quatro escritórios no país. A empresa, fundada no Paraná por Cláudio Loureiro, duplicou a receita líquida em 2014 em relação ao ano de 2012. A Heads possui hoje uma receita de 65,261 milhões de reais.

A Heads Propaganda, de Claudio Loureiro, é uma agência de publicidade que conta com mais de 190 funcionários e é responsável pela comunicação de marcas como Caixa, Grupo Boticário, Petrobrás, Shopping Rio Sul, Positivo, Cerveja Therezópolis, Coamo, Caixa Econômica Federal, entre outros. Além dos resultados financeiros, a Heads é reconhecida pelo compromisso social na criação de campanhas.

Segundo a Exame, as 200 pequenas e médias empresas com maior crescimento possuem um nicho bem variado. Dentre elas 27% são referentes ao setor de tecnologia e informação, 15% ligadas a serviços, 10% ao varejo, 8% indústria de alimentos, bebida e construção; 7% estão relacionados à produção de maquinário e os outros 25% correspondem a outros nichos. A identidade setorial das companhias que crescem não pode ser grifada, visto que há grande diversificação nesse quesito. Chama atenção o caráter heterogêneo das 200 constantes no ranking.

O balanço final realizado pela revista Exame e a Deloitte Consultoria foi de que houve um avanço médio de 12%, levando em consideração a lista das 200 pequenas e médias empresas com maior crescimento. Mesmo com o país vivenciando um período de crise, segundo a análise realizada pela Deloitte, a receita média aumentou de 57 para 64 milhões. Juntas, as 200 companhias empregaram mais de 88.000 funcionários e registraram um faturamento superior a 12,8 bilhões de reais.

Website: http://www.heads.com.br