Releases 08/10/2015 - 10:36

Arteflex zera acidentes de trabalho enquanto estatísticas mostram crescimento de ocorrências


(DINO - 08 out, 2015) - Apesar de inúmeras campanhas e de uma legislação cada vez mais exigente na proteção aos trabalhadores, o número de acidentes de trabalho segue em crescimento no Brasil. Dados oficiais do Governo Federal mostram essa tendência e apontam até mesmo para um índice não oficial quase sete vezes superior ao registrado, conforme divulgado pela Fundacentro. Na contramão dessas estatísticas, a Arteflex comemora quase dois anos sem acidentes e recebe o Prêmio Top Ser Humano, da ABRH-RS, pelo projeto Acidente Zero. "Nosso negócio é oferecer soluções integradas em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)", ressalta o Diretor Executivo, Evandro Kunst. "Não poderíamos oferecer essa cuidado ao mercado sem olhar para nossa gente", relaciona.

O projeto Acidente Zero teve início no final de 2013, quando a Arteflex começou a buscar formas de eliminar os acidentes em sua produção. Em outubro daquele ano, a empresa realizou um diagnóstico de suas vulnerabilidades. Em seguida, foi realizada uma revisão geral nos equipamentos usados na produção. O passo seguinte foi a busca pela formação de um hábito de segurança. A Arteflex passou, então, a sortear prêmios mensais aos colaboradores. A participação de cada trabalhador nos sorteios depende do desempenho de seu setor. Se uma área ? mesmo que apenas por um de seus integrantes - descumprir as normas de segurança e usos dos equipamentos de proteção, todo o grupo fica fora da possibilidade de ser premiado. Com esse conjunto de ações, os resultados vieram naturalmente. "Hoje temos uma cultura dentro da empresa que é a da proteção. O uso dos EPIs se tornou uma prática natural, e com isso todos ganham", explica o Diretor.

DADOS OFICIAIS ? Na Arteflex, o registro de acidentes está zerado desde o início da campanha, prestes a completar dois anos. No Brasil, a realidade é bem diferente. Um novo boletim estatístico divulgado pela Fundacentro revela que o número é quase sete vezes superior ao oficialmente registrado no Brasil: teria alcançado o total de 4,94 milhões em 2013, com base no suplemento da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo IBGE junto à Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD). Os dados oficiais do Governo Federal mostravam, até então, um total de 713.984 ocorrências em 2012 e 717.911 em 2013, o que já revelava um crescimento superior a 4 mil casos de um ano para outro. "Nesse cenário, completar quase dois anos sem acidentes é um marco ainda mais importante para nossa empresa", enfatiza Evandro Kunst.

A MARCA ? A Arteflex tem unidades em Novo Hamburgo (RS) e em Itanhandu (MG), e pertence às Empresas Artecola, multinacional gaúcha com plantas industriais em sete países e considerada uma das companhias mais inovadoras do país (jornal Valor Econômico). A empresa se diferencia pela Inovação, se posicionando um passo à frente da concorrência em tecnologias como GORE-TEX® (única licenciada da marca para produzir calçados de segurança com seu material na América Latina), Thinsulate? e Kevlar, além dos desenvolvimentos próprios, como a nanotecnologia. Mais informações: www.arteflex.net ou 0300 210 2500.