Releases 08/10/2015 - 14:45

AbbVie Apresenta Resultados Promissores de Estudos Clínicos com ABT-494, Medicamento Oral em Desenvolvimento para Artrite Reumatoide


(DINO - 08 out, 2015) - São Paulo, 8 de outubro de 2015 - A AbbVie, companhia biofarmacêutica global, anuncia que um novo medicamento em fase 2 de pesquisa clínica, o ABT-494, apresentou resultados promissores em dois estudos de fase 2 (Balance I e Balance II), em pacientes que apresentaram resposta inadequada ao tratamento anterior com anti-TNFs (fator de necrose tumoral) ou metotrexato, os atuais padrões de tratamento para artrite reumatoide. O ABT- 494 é um inibidor de JAK1, proteína que tem papel essencial na sinalização intracelular das citocinas, moléculas envolvidas no desencadeamento de respostas do sistema imunológico.

Nestes estudos de fase 2, o objetivo inicial era obter 20% de melhora na rigidez e inchaço das juntas e 20% de melhora em três de outros cinco critérios. Esta é uma medida padrão criada pela Associação Americana de Reumatologia (ACR), para avaliar a resposta de pacientes com artrite reumatoide (ACR 20, 20% de melhora; ACR 50, 50% de melhora; ACR 70, 70% de melhora).

No Estudo Balance I, que inclui 276 pacientes, entre os quais 30% com falha a tratamento anterior com anti - TNF, a taxa de resposta ao tratamento com ABT-494, segundo critério ACR 20, variou entre 56% e 71% do total de pacientes, dependendo da dosagem, contra 35% de melhora apresentada pelo grupo que recebeu placebo. No estudo Balance II, com 300 pacientes com resposta inadequada ao tratamento anterior com metotrexato, de 65% a 82% dos pacientes atingiram a meta de melhora segundo o critério ACR 20 (variando conforme a dosagem recebida), contra 50% dos pacientes que receberam placebo.


"Acreditamos que o ABT-494 tenha potencial para se tornar a melhor terapia de sua categoria, principalmente na população mais difícil de tratar, que são aqueles pacientes que não respondem adequadamente ao tratamento com anti-TNFs", afirmou o médico Michael Severino, Vice Presidente Executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da AbbVie. "Pelos resultados obtidos na fase 2 estamos encorajados a seguir com os estudos de fase 3 com o ABT-494, com uma formulação de dose única diária".

"Como os estudos avaliaram uma ampla variedade de dosagens, podemos estimar o potencial da inibição deste mecanismo obtido com o ABT-494", afirma o médico Mark Genovese, Professor de Medicina da Divisão de Imunologia e Reumatologia do Centro Médico da Universidade de Stanford.


O ABT-494 é um agente oral em fase de pesquisa que inibe seletivamente a JAK1, proteína que desempenha papel importante no processo inflamatório da artrite reumatoide. O estudo de fase 2 com ABT-494 para o tratamento da doença de Crohn está em desenvolvimento.

Sobre a AbbVie
A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global, que tem a pesquisa como base e foi formada em 2013, a partir de sua separação da Abbott. A missão da companhia é usar seu conhecimento, equipe dedicada e abordagem única em inovação, para desenvolver e comercializar terapias avançadas que atendam as necessidades de algumas das doenças mais complexas e sérias do mundo. Junto com sua subsidiária Pharmacyclics, a AbbVie emprega mais de 28.000 pessoas em todo o mundo e comercializa seus medicamentos em mais de 170 países. Para mais informações sobre a companhia, sua equipe, portfolio e compromissos, acesse www.abbvie.com. Siga @abbvie no Twitter ou conheça nossas oportunidades de carreira em nossas páginas no Facebook ou LinkedIn.

No Brasil, a AbbVie iniciou suas operações no começo de 2014 e atualmente tem mais de 430 colaboradores. Suas áreas de atuação incluem imunologia, neonatologia, virologia, anestesiologia, endocrinologia e nefrologia. Atualmente, entre suas diversas áreas de atuação, desenvolve 18 estudos clínicos, que incluem mais de 1500 pacientes e 100 centros de Pesquisa & Desenvolvimento.