Releases 01/10/2015 - 13:34

Projeto de relatoria de Fernando Francischini dá porte de armas a atiradores profissionais.


Curitiba, Paraná, Brasil--(DINO - 01 out, 2015) - Proposta de relatoria do deputado Fernando Francischini (Solidariedade-PR), aprovada na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados ano passado, permite que atiradores esportivos transportem suas armas carregadas para sessões de treinamento e competições (PL 8018/10).

Atualmente, o esportista que pratica o tiro só pode transportar armas de fogo se estiverem sem balas. "Como hoje os esportistas não podem transitar com suas armas municiadas, tornam-se alvos fáceis de criminosos que querem se suprir de armas de fogo e munições", explica Francischini, que foi o relator da matéria na comissão.

Embora o projeto mude o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), o deputado ressalta que o texto não fere os princípios dessa norma legal.

De acordo com a proposta, podem portar as armas de fogo somente os atiradores registrados, no mínimo, há três anos no Sistema de Gerenciamento Militar de Armamentos (Sigma) do Exército, e que regularmente participem de competições oficiais.

"Essa medida é para evitar o oportunismo, uma vez que pessoas comuns, não desportistas, de uma hora para outra, podem querer se tornar atiradores somente para ter o direito ao porte", diz o parlamentar.

Fone para contato: (61) 3215-5265
https://twitter.com/Francischini_
https://www.facebook.com/FernandoFrancischiniBR
http://www.fernandofrancischini.com.br

Distribuição: ANN - Agencia Nacional de Notícias
http://www.agencianacionaldenoticias.com.br