NOVA YORK, 24 de setembro de 2015 /PRNewswire/ -- Mais de vinte líderes mundiais, incluindo cinco ex-presidentes e primeiros-ministros e três recipientes do Prêmio Nobel, foram nomeados para a nova Comissão Internacional sobre Financiamento de Iniciativas para a Educação Global com o objetivo de reverter a escassez de financiamento para a educação em todo o mundo. A Comissão, apoiada pelo governo da Noruega e pela primeira-ministra Erna Solberg, fará uma revisão do futuro da educação global que atualmente deixa 124 milhões de jovens sem acesso às escolas.
A seleção deste grupo diverso de indivíduos acontece em um momento crucial no qual um número maior de crianças do que no ano passado não tem acesso à educação e no qual o aumento de conflitos forçou milhões de crianças a deixarem as salas de aulas para se tornarem refugiados sem nenhuma perspectiva educacional. A Comissão vai analisar como, nos próximos 15 a 20 anos, a educação poderá levar a um maior crescimento econômico, melhores resultados no campo da saúde e a melhorias na segurança global.
A Comissão é co-organizada pela primeira-ministra norueguesa juntamente com a presidente Michelle Bachelet do Chile, o presidente Joko Widodo da Indonésia, o presidente Peter Mutharika de Malawi e a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.
Gordon Brown, o enviado especial da ONU para a Educação Global, foi nomeado o presidente da comissão.
"A educação é a chave da luta contra a pobreza e eu acredito que a educação de meninas é o investimento mais poderoso para o desenvolvimento. Proporcionar educação para uma menina é proporcionar educação para um país. Tenho certeza de que a Comissão desempenhará um papel fundamental na mobilização dos recursos necessários para a obtenção da educação necessária para o nível de desenvolvimento planejado para 2030 e futuramente", disse a primeira-ministra Solberg.
Os seguintes líderes serão integrantes da Comissão:
Anant Agarwal, CEO, EdX
José Manuel Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia
Felipe Calderon, ex-presidente do México
Kristin Clemet, diretora administrativa, Civita
Aliko Dangote, CEO, Dangote Group
Julia Gillard, presidente, Global Partnership for Education e ex-primeira-ministra da Austrália
Baela Raza Jamil, diretora de programas do Idara-e-Taleem-o-Aagahi
Lee Ju-ho, ex-ministro da educação da Coreia
Jim Kim, presidente, World Bank Group
Anthony Lake, diretor executivo, UNICEF
Jack Ma, fundador e presidente executivo, Alibaba Group
Graça Machel, fundadora, Graça Machel Trust
Strive Masiyiwa, CEO, Econet Wireless
Teopista Birungi Mayanja, fundadora, Uganda National Teachers Union
Ngozi Okonjo-Iweala, ex-ministra das finanças da Nigéria
Kailash Satyarthi, fundador, Bachpan Bachao Andolan
Amartya Sen, professor, Harvard University
Theo Sowa, CEO, African Women's Development Fund
Lawrence Summers, presidente emérito, Harvard University; 71o secretário do tesouro no governo Clinton e diretor do Conselho Nacional de Economia do governo Obama
Helle Thorning-Schmidt, ex-primeira-ministra da Dinamarca
Sheikha Lubna Al Qasimi, ministra da colaboração internacional e desenvolvimento dos Emirados Árabes Unidos participará do encontro inaugural da Comissão. Jeffrey Sachs, conselheiro especial do Secretário-Geral da ONU, participará da terceira reunião da Comissão. Malala Yousafzai fará parte do painel de jovens da Comissão.
A Comissão se reunirá no dia 29 de setembro durante a Assembleia Geral das Nações Unidas para iniciar o desenvolvimento do caso econômico que terá como objetivo motivar e persuadir líderes mundiais a entrarem em ação. Em setembro de 2016, a Comissão se reportará aos co-organizadores e ao Secretário-Geral das Nações Unidos, Ban Ki-moon, que concordou revisar o relatório e tomar providências sobre as recomendações nele contidas.
Para mais informações, contate:Christy WelderFull Picture+1-212-995-2147cwelder@fullpic.com
FONTE Commission On Global Education