Releases 23/09/2015 - 12:17

Carros elétricos poderão ter baterias recarregadas quando estão em movimento


Curitiba,PR--(DINO - 23 set, 2015) - Os carros elétricos são cada vez mais comentados na mídia, e para se preparar para um futuro cada vez mais próximo, o governo britânico faz testes em uma rodovia que foi projetada para a recarga da bateria destes veículos enquanto os mesmos trafegam.

"A ideia do governo britânico, é que os motoristas possam rodar por distâncias longas sem a necessidade de fazer uma recarga, uma vez que isso pode demorar algumas horas", explica Oscar Colaço, redator do site www.carrozero.org. O site Carro Zero oferece notícias de lançamentos do mercado automotivo e as melhores dicas para os motoristas.

Esse projeto passou por um extenso estudo para averiguar a sua viabilidade. Foram testadas 17 tipos de recargas elétricas sem o uso de algum fio. Deste total, oito delas possibilitavam que a recarga fosse realizada com o veículo ainda em movimento. Depois do estudo, a opção selecionada foi projetada pela Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST). A empresa já fez a implantação do serviço em determinadas regiões coreanas.

Segundo o modelo da KAIST, há uma instalação de linhas de energia na rodovia, as quais possibilitam que se transmita energia para os automóveis através de ressonância magnética. Porém, os veículos devem estar adaptados com um sistema que seja compatível com essa invenção, que segundo a revista TIME, foi uma das mais importantes do ano de 2010.

Os gastos para que tudo isso seja colocado em prática é de 17 milhões de euros por km em um período de 20 anos, de acordo com dados da agência que opera as estradas britânicas, a Highways England.

"A questão ambiental será beneficiada com a implantação desse projeto. Haverá uma redução de 35% da emissão dos óxidos de nitrogênio e também de 40% de material particulado, que é um composto tido como muito tóxico", explica Oscar Colaço. A empresa Highways England também instala alguns pontos de recarga para carros elétricos a cada 32 km em estradas situadas na Inglaterra.
Website: http://www.carrozero.org/