Releases 30/09/2015 - 10:29

Adubação Verde na Citricultura: produtividade garantida com economia de gastos


Sorocaba, SP.--(DINO - 30 set, 2015) - Segundo o engenheiro agrônomo e diretor comercial da Sementes Piraí, José A. Donizeti Carlos: "A adubação verde na citricultura significa o aumento da produtividade. Trabalhos de diversos pesquisadores confirmaram que este processo traz um ganho de produtividade nos citros, principalmente com a utilização de adubos verdes através de experimentos instalados nos Estados de São Paulo, Bahia e Sergipe, além do custo/beneficio ser muito positivo."

A prática e as pesquisas científicas comprovam que os adubos verdes melhoram as condições físicas, químicas e biológicas do solo, diminuem o aparecimento de plantas invasoras, que concorrem por água, luz e nutrientes com a laranjeira, e substituem parte da aplicação de nitrogênio mineral em pomares de citros em formação.

Outros benefícios a serem destacados e comprovados por pesquisas científicas são:
? Reciclagem de nutrientes e fixação de nitrogênio;
? Capacidade de armazenamento de água;
? Descompactação, estruturação e aeração do solo;
? Atividade biológica do solo;
? Manejo de plantas daninhas.

O manejo de coberturas vegetais para um pomar de citros em produção é outro fator importante a ser considerado para o sucesso da técnica na cultura. José A. Donizeti Carlos e o também engenheiro agrônomo Renato Ragozo elaboraram uma lista com sugestões de manejo para estes casos:

? Aplicação de herbicidas nas linhas da cultura e nas entrelinhas onde os adubos verdes serão semeados;
? Aplicar a parcela da adubação para a cultura da laranja, diminuindo desta forma o excesso de movimentação sobre as plantas de cobertura;
? Efetuar o controle de pragas, principalmente os ácaros da falsa ferrugem e da leprose. É interessante associar produtos de residual longo evitando entradas sucessivas no pomar;
? Plantio direto dos adubos verdes: é de fundamental importância ter em mãos a análise química de solo das entrelinhas do pomar, pois estes respondem muito bem a solos corrigidos, ao fósforo e ao potássio. Estes devem ser plantados a 50 cm de distância da projeção da copa da laranjeira, espaçadas a 50 cm uma linha da outra;
? Após o plantio, os adubos verdes dispensam quaisquer outros tipos de tratos culturais, devendo ser manejados na época do pleno florescimento, ocasião em que estão no auge de acumulação de nutrientes;
? Uma opção bastante vantajosa, quando ocorrer o manejo dos adubos verdes, é direcionar todo este rico material para as linhas da cultura da laranja, aproveitando melhor seus nutrientes e diminuindo a emergência de plantas daninhas. Atualmente existem no mercado roçadeiras que permitem este tipo de operação.

Os adubos verdes mais recomendados segundo a orientação dos agrônomos:
? Guandu-anão;
? Feijão-de-porco;
? Lablab.

A produção na citricultura
O setor é um dos maiores destaques da agroindústria brasileira. Atualmente, são colhidas mais de 18 milhões de toneladas da fruta no país, o que corresponde a 30% da safra mundial (MAPA).

Para esta última safra, a previsão de colheita apenas no cinturão citricultor (que abrange 323 municípios paulistas e 26 mineiros) é de aproximadamente 280 milhões de caixas de 40,8 kgs (Fundecitrus, 2015).

A produção brasileira citrícola é responsável por cerca de 60% da produção mundial do suco de laranja e é líder das exportações do produto. O maior comprador é a União Europeia, que aumenta anualmente o volume de exportações.

O aproveitamento da fruta também se dá pelo seu escoamento no mercado nacional e pelo uso de seus subprodutos, como os óleos essenciais. Outro exemplo é o bagaço do citros, fonte de alimento animal, que possui alto valor econômico. Devido ao seu teor energético é especialmente utilizado na alimentação de matrizes leiteiras (MAPA).

Sementes Piraí: à frente do seu tempo
A Sementes Piraí, marca presente no mercado de sementes para adubação verde há mais 40 anos, destaca seus processos ? da produção de sementes, passando pelo beneficiamento e venda, até o auxílio ao produtor ? como diferencial na atuação eficaz da técnica nos cultivares brasileiros.

Com a citricultura não seria diferente. A preocupação em levar qualidade, certificada pelo Ministério da Agricultura (via RENASEM SP0811/2006), além de todo conhecimento e suporte reunido em um canal exclusivo para a cultura de citros em seu site, faz da empresa referência no setor da adubação verde, proporcionando ao citricultor o aumento da produtividade com ganhos econômicos comprovados, resultando em rentabilidade sustentável.

Redação Join Agro

__________________________________________________________

Saiba mais:
Sementes Piraí: http://pirai.com.br/texto-a57-citros.html
Biblioteca Piraí: http://pirai.com.br/biblioteca_artigos/11.pdf
Grupo Join Marketing: http://grupojoinmarketing.com.br/

Website: http://pirai.com.br/texto-a57-citros.html