Releases 21/09/2015 - 13:36

Os três novos módulos do Sped entrarão em vigor, mas empresários seguem despreparados


Porto Alegre, RS--(DINO - 21 set, 2015) - O descumprimento das novas obrigações quanto ao prazo e qualidade das informações sobre os três novos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) irão causar pesadas multas e problemas aos empresários que não estiverem preparados. O primeiro prazo para entregar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) encerra neste mês de setembro e, em fevereiro de 2016, o bloco K (Controle da Produção de Estoque) e o eSocial ( sistema de envio de informações pelo empregador em relação aos seus empresários).

De acordo com o economista, conselheiro do Conselho Federal de Economia ? COFECON- e diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria, José Luiz Amaral Machado, toda essa nova forma de trabalhar quebra paradigmas anteriores. "Pela nossa experiência sabemos que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) são as que terão mais dificuldades de enquadramento ao novo estilo de trabalho. Primeiro, pela cultura do nosso empresário em focar muito mais na operação e, segundo, por não ter muita simpatia com a burocracia e aspectos legais, "explica.

Machado alerta aos empresários que será impossível tomar as medidas cabíveis sozinho e diz que é fundamental conferir se o serviço contábil contratado está preparado para essa enorme elevação de exigência, caso contrário, certamente vai parar no colo do empresário o ônus em função do trabalho não ter sido feito com o padrão profissional que é exigido.

- Fique atento ao que está acontecendo em sua retaguarda contábil, fiscal e de obrigações previdenciárias, pois certamente a responsabilidade e o ônus é seu! Não é mais possível o empresário focar-se somente na operação leve em consideração o que anda acontecendo na retaguarda de sua empresa. ? orienta o economista.

Segundo a Receita Federal, o Sped foi Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes. De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.

Além dos serviços de auditoria, consultoria empresarial e soluções contábeis, a Gerencial também orienta jovens empreendedores a abrirem seu próprio negócio através do programa de própria autoria, Comece com o Pé Direito. A empresa é registrada no Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RS), no Conselho Regional de Economia (CORECON/RS), é também associada à Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (SESCON/RS), e atua como parceira ao PS Júnior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Gerencial atende em vários estados do país e conta com dois escritórios, em Porto Alegre e em São Paulo.

Informações adicionais:
A Gerencial Auditoria e Consultoria S/S, está localizada na Rua Vinte de Setembro, 404, 4º andar, em Porto Alegre e na Av. das Nações Unidas, 14171 15º andar - Marble Tower - Morumbi/SP. Site: www.gerencialconsultoria.com.br Telefones: (51) 3028-7979 / (11) 3568-2482.


Website: http://www.gerencialconsultoria.com.br/index.php/pt/