Releases 07/12/2015 - 16:06

Premiação reconhece melhores aplicativos criados por jovens de projetos sociais de SP


Rio de Janeiro, RJ--(DINO - 07 dez, 2015) - Reprogramar a vida através da tecnologia. Essa foi a grande inspiração para jovens que tiveram seus protótipos de aplicativos reconhecidos e premiados em São Paulo. Cerca de 70 participantes de cursos de prototipagem de aplicativos oferecidos pelo CDI (Comitê para Democratização da Informática) em parceria com ONGs de São Paulo apresentaram suas ideias em um evento de reconhecimento na sede do Facebook. Em comum, os jovens apresentaram propostas de melhorias em serviços públicos, como saúde, transporte e educação.
Entre as vinte ideias apresentadas, os apps vencedores foram:
1º lugar ? SUS Online: Aplicativo presta serviços de cidadania pra facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. (ONG Rede Cidadã)
2º lugar - Academy Untd: Aplicativo para trocar informações entre estudantes e professores de uma mesma instituição de ensino. (ONG Rede Cidadã)
3º lugar - Bus + Acesso: Aplicativo para facilitar o acesso de deficientes ao transporte público, indicando os horários de ônibus adaptados. (ONG Mensageiros da Esperança)
Como reconhecimento, os criadores dos três melhores aplicativos ganharam um smartphone cada e o mais votado terá o seu protótipo desenvolvido pelo CDI e poderá ir a mercado. Os três grupos vencedores haviam aproveitado a oportunidade de realizar uma Oficina de Pitching oferecida por uma parceria do CDI com o Sebrae. A experiência ajudou os grupos a apresentarem suas ideias de forma dinâmica e interessante, explorando habilidades da comunicação afetiva e efetiva.
"Os grupos surpreenderam pela qualidade dos protótipos de apps e dos pitches realizados. Ao falar em público e defender uma ideia, os jovens também demonstraram que têm liderança e grande protagonismo para reprogramar suas vidas e a de suas comunidades. Isso está na base da metodologia do CDI", comemora Elaine Pinheiro, CEO do CDI. "O clima é sempre de muita entrega e comemoração. Muitos partem de histórias reais para desenvolver esses projetos. É o caso da dupla premiada em 2º lugar. Um dos jovens se inspirou em um primo cadeirante, que enfrenta muitas dificuldades para se locomover sozinho no transporte público", completa.
O RECODE em comunidades promove o acesso ao universo da inovação tecnológica e do empreendedorismo social para jovens de 14 a 29 anos. Em São Paulo, o CDI atua em parceria com instituições localizadas em bairros como Jardim São Luiz (Zona Sul) e Jardim Maracanã (Zona Norte), além de Mairiporã (Região Metropolitana).
Sobre o CDI
O CDI é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. Por meio de 842 espaços de capacitação digital, a Rede CDI está presente em 15 países e 16 estados brasileiros e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas. Essa rede global é coordenada e acompanhada por 24 escritórios regionais e internacionais, estendendo-se aos lugares mais remotos do Brasil e da América Latina.