Releases 17/09/2015 - 11:16

Quer fazer uma pós-graduação e não sabe escolher qual a área?


Curitiba,PR--(DINO - 17 set, 2015) - A pessoa pensa em entrar para um curso de pós-graduação, mas não sabe escolher. Isso é normal, visto que as opções são tantas que fica complicado selecionar. As pós-graduações são encontradas em todas as áreas e vão atender perfis distintos.

A primeira grande dica é a pessoa fazer uma boa pesquisa antes de fazer a matrícula. "São vários os critérios para avaliar um curso de pós-graduação. Um deles é verificar como é o status de regularização do mesmo junto ao Ministério da Educação", aponta Bruno Yassuda, que é editor do site www.cursopos.com.br, o qual dá dicas e notícias para quem está em busca de um bom curso.

A regularização dos cursos vai depender da modalidade em que ele se encontra que é Lato sensu ou o Stricto sensu.

Stricto sensu

Os programas de pós-graduação stricto sensu são de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As avaliações da CAPES são feitas todos os anos e uma divulgação das pontuações a cada três anos. Um programa destes pode contar com um curso de mestrado e outro em doutorado.

A avaliação vai averiguar o corpo docente, as teses, dissertações, corpo discente, produção intelectual e a inserção social dos programas. As notas dos programas são de 1 a 7. "Para que um programa seja considerado que tenha certa qualidade, a nota mínima deve ser 3", comenta Bruno Yassuda, editor do cursopos.com.br. Cursos que contam com apenas mestrado, a nota máxima fica em 5. Só receberão notas maiores que cinco os programas que tem cursos de mestrado e também de doutorado.

Lato sensu

Neste caso, o Ministério de Educação não faz uma avaliação de maneira sistemática dos cursos de pós-graduação. São feitas algumas exigências para que os mesmos sejam oferecidos. "Os programas de especialização devem apresentar, ao menos, 360 horas/aula, cobrar dos estudantes um projeto final e individual, além de ter 50% dos professores com a titularidade de mestre ou de doutor", explica Bruno.

Algumas instituições de ensino que ofertam tais cursos não necessitam de maneira obrigatória um credenciamento do MEC. Porém, os que apresentam são vistos como de melhor qualidade.
Website: http://www.cursopos.com.br/