Catanduva, SP--(
DINO - 04 fev, 2016) - Algo almejado pelas pessoas que têm alguma doença ocular é enxergar bem novamente, principalmente aquelas que possuem catarata ou doenças refrativas (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia). Com isso, estima-se que neste ano de 2016 a procura por cirurgias de catarata e refrativa devem aumentar, sendo um dos motivos, além da recuperação da qualidade da visão, o desejo de alcançar a independência dos óculos.
Porém, ao terem sua acuidade visual restaurada, um problema que enfrentam é a adaptação à nova visão, conforme explica o médico Dr. Thiago Pardo Pizarro. "Antes de realizar a cirurgia o paciente enxerga de um jeito, e seu cérebro está acostumado com essa forma de ver, que muitas vezes perdura igual há anos. Quando ele realiza a cirurgia para recuperar a visão ? colocando uma lente intraocular no caso da catarata, por exemplo ? ele passa a enxergar de uma nova forma, da qual ele não está acostumado. É por isso que nos primeiros meses pós-operação alguns pacientes reclamam de tontura, dor de cabeça e dificuldade para executar tarefas, porque, na verdade, seu cérebro precisa se adaptar à nova visão, o que chamamos de neuroadaptação".
Este é um conceito que vem sendo discutido nos últimos encontros de oftalmologistas pelo mundo, na tentativa de minimizar os efeitos sobre o paciente, fazendo-o compreender a nova condição pós-cirurgia. "É importante as pessoas entenderem que a neuroadaptação faz parte do processo, pois você precisa aprender a enxergar de novo quando tiver sua visão restaurada. O sentimento de frustação pode vir em um primeiro momento, mas depois que seu cérebro se acostumar à nova condição, você vai confirmar que os resultados da cirurgia foram além do esperado", completa o oftalmologista.
Uma saída para acelerar o processo, é procurar ajuda profissional. "O seu médico poderá lhe dar indicações de outros profissionais que podem lhe ajudar nesta etapa, como um fisioterapeuta, por exemplo. Estima-se que o cérebro leva de 06 meses a 1 ano para adaptar-se completamente, então é preciso ter paciência. Mas o resultado final é surpreendente", finaliza.
Website:
http://www.pizarroho.com.br