São Paulo--(
DINO - 24 abr, 2017) - A Toona Ciliata, originária de regiões tropicais da Austrália, encontra condições de desenvolvimento na Bahia e na região Sudeste do Brasil. Assim, com alguns anos de cuidado e cultivo, as mudas se tornam em uma madeira leve, moderadamente densa e resistente, ideal para a fabricação de guarnições, móveis, cadeiras, painéis e pergolados, também adequada para a confecção de navios e instrumentos musicais.
Quando jovem, a Toona apresenta coloração característica, levemente rosada, tornando-se marrom-avermelhada quando adulta. A madeira possui aroma intenso, muito agradável e duradero que chama a atenção já a distância e é bastante utilizado para a confecção de óleos e perfumes. O brilho natural da madeira permite fazer dela, peças originais com pouco esforço adicional para deixá-la reluzente.
Para o cultivador e o rápido crescimento do mercado hoje em dia, a madeira é ideal. É uma espécie de evolução rápida, muito produtiva, chegando atingir 8m de altura e 20 cm de diâmetro com três anos de idade, proporcionando assim um bom retorno financeiro em curto espaço de tempo, quando comparado com outras madeiras mais populares. É excelente para serraria e indústria de mobiliário, com uma trabalhabilidade muito vantajosa, assemelha-se muito às espécies americanas do gênero Cedrela P.Br., tanto botanicamente quanto no que diz respeito ao seu uso. Contudo, o sucesso do seu cultivo está condicionado a vários fatores, como a fertilidade do solo, a escolha de sementes, o combate às formigas cortadeiras, etc.
No Brasil e no mundo, a Toona é valorizada devido à cor vermelha e a sua trabalhabilidade! Agora disponível no Brasil na Fazenda Vale do Cedro.
Website:
http://www.valedocedro.com