Releases 31/07/2015 - 13:56

Os novos rumos do eBay na visão de Flavio Maluf


São Paulo--(DINO - 31 jul, 2015) - O portal de vendas eBay anunciou que vai encerrar os serviços de entregas para até o mesmo dia e outros apps complementares ao portal. Segundo um comunicado feito pela assessoria de comunicação - e reportado em primeira mão pelo presidente da Eucatex, Flavio Maluf -, o eBay Now, lançado na cidade de São Francisco, será encerrado de imediato nos Estados Unidos. Entretanto, o programa será continuado apenas no Reino Unido.

O encerramento do programa demonstra uma dificuldade em manter as operações, sobretudo pelo encarecimento das entregas que também impactou com operações da gigante Amazon. Segundo Flavio Maluf, o fato de manter o programa teste piloto no Reino Unido mostra que o eBay ainda pode dar continuidade ao Now nos Estados Unidos.

História

O eBay Now foi lançado em 2012 em São Francisco e foi gradualmente chegando a outras cidades do país como Chicago, Nova Iorque e Dallas. Funcionava assim: o vendedor agendava um horário no mesmo dia ou no seguinte de finalizada a compra e um entregador iria até a casa do vendedor e entregava o artigo pessoalmente para o comprador. A ferramenta de agendamento no check-out ainda permitia que o cliente agendasse o horário exato da entrega, evitando a possibilidade de não encontrar ninguém em casa.

Uma ótima estratégia , diz Flavio Maluf, contudo a ideia não foi vista como vantajosa para muitos dos norte-americanos. Eles parecem não se importar por esperar alguns dias para receber suas compras. Um representante do eBay concedeu entrevista para o site de notícias Mashable que a maior parte dos produtos que os consumidores queriam que chegassem no mesmo dia da compra não estavam entre os vendidos no site, a exemplo de produtos perecíveis.

Os aplicativos que não serão mais disponibilizados

Entre os aplicativos que foram finalizados estão o Valet, Fashion e Motors. O eBay Valet é uma aplicação que auxilia o internauta no processo de venda; o eBay Fashion tem o intuito de ajudar nas compras e vendas de produtos de moda e o eBay Motors é destinado a comercialização de automóveis e acessórios. Ambos serão encerrados até o fim de 2015.

Apesar disso, os mesmos ficarão inseridos dentro do app do próprio eBay, sendo a principal justificativa de tornar o uso mais simples. A empresa comunicou que as mudanças irão simplificar a experiência de compra dos clientes, ampliando também os recursos únicos oferecidos pelo eBay.

Para Flavio Maluf, a estratégia irá reduzir custos e ainda diminui os recursos do site. No entanto, isso pode causar uma má impressão ao público. Além disso, as mudanças irão habilitar os clientes e incentivar futuras mudanças na concorrência. O executivo também destacou a possibilidade de as mudanças serem benéficas e que poderão tornar o site mais inspirador para realizar suas compras.

O anúncio foi feito duas semanas depois do eBay se separar do PayPal, parceiro de longa data. Segundo Flavio Maluf, este é um dos rompimentos mais expressivos do e-commerce mundial. Há alguns meses, o eBay demitiu 2.400 funcionários e encerrou as atividades de uma de suas unidades empresariais, responsável pela gestão das marcas vendidas on-line.
Website: http://flaviomaluf.com/