Belo Horizonte (MG)--(
DINO - 30 nov, 2015) - O Gartner, empresa global de pesquisa e consultoria de negócios de TI, reuniu, recentemente, na Flórida (EUA), cerca de 13 mil profissionais no mais importante evento anual de CIOs e executivos sêniores de TI no mundo, o Gartner Symposium de Orlando. Durante o evento, que antecede as principais tendências na área de TI, o Gartner listou 13 empresas que estão se preparando para o chamado "tsunami digital". A Localiza, maior rede de aluguel de carros da América do Sul, foi a única empresa da América Latina a entrar na seleta lista.
As tendências e os cases divulgados no encontro, realizado entre os dias 4 e 8 de outubro, são materializados em um anuário, que é utilizado como referência em todo o mundo, já que o Gartner trabalha com mais de 10 mil empresas e possui mais de 5.700 associados em mais de 85 países. Segundo o diretor de TI da Localiza, Alberto Campos, os analistas do Gartner acompanharam a Localiza por um período e listaram quatro fatores que geraram o reconhecimento. "Eles concluíram que a Localiza está caminhando para se tornar uma organização Bimodal, que classifica a TI em dois modelos. Aquela organização que consegue unir em sua TI a agilidade e velocidade característicos de uma startup e os serviços tradicionais que garantem segurança e precisão", comenta.
Além disso, foi apontado como fator positivo o modelo ágil de tomada de decisão. "A implantação ágil consiste em adequar conceitos de metodologias ágeis a projetos de BI, garantindo a entrega de funcionalidades realmente importantes para o usuário de negócio. Isso é possível por meio de ciclos de desenvolvimento reduzidos, infraestrutura voltada para evolução, gerenciamento ágil, entregas e feedbacks constantes", diz Campos.
"A Localiza está atenta às necessidades de inovar e se renovar constantemente. Entendemos que, quando somos protagonistas e dinâmicos, nos tornamos mais preparados para os desafios que o mercado nos oferece. Recebemos esse reconhecimento da Gartner com grande satisfação, pois ele representa que estamos no caminho certo", afirma o diretor da Localiza.
Outros pontos de destaque foram as inovações e novas tecnologias desenvolvidas na própria empresa, como o carro conectado e o Localiza Way, que, além das funções básicas do smartphone e GPS, possui acesso compartilhado ao wi-fi, faz ligações para a Assistência a Clientes e pontos mais próximos de atendimento da locadora, e oferece aplicativos. A companhia também acaba de lançar um canal exclusivo de música aos clientes. "Isso demonstra que a Localiza reconhece que a tecnologia passa a ser determinante no processo de atração e retenção de seus clientes, proporcionando uma experiência totalmente nova e integrada que percorre toda o caminho da compra", ressalta o diretor.
O Gartner revelou que, enquanto algumas empresas estão reduzindo os gastos com investimentos em TI e inovação, indo na contramão da revolução digital, a Localiza está investindo nesses fatores e se fortalecendo cada vez mais.
Outras empresas reconhecidas no evento: Ocado, varejista britânica on-line de alimentos; Ardent Mills, joint venture formada pelas companhias americanas ConAgra Foods, Cargill e CHS; o conglomerado malaio Sime Darby; a holandesa KPN; a americana Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul; e a dinamarquesa Cowi.
Gartner trends
A consultoria vem sinalizando os desafios das empresas que o novo mundo digital vem trazendo. Os negócios estão sendo atingidos pelo chamado "tsunami digital", que impacta as empresas por meio de quatro principais forças digitais: mobile, redes sociais, cloud e big data, além de outras tendências como a "Internet das Coisas - IoT" e impressão 3D. Segundo o Grupo, somente as empresas que estiverem preparadas sobreviverão ou se manterão na liderança diante dessa revolução.
Sobre a Localiza
Com quatro décadas de atuação no mercado, ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) desde 2005, cerca de 4,5 milhões de clientes e 7.249 colaboradores, a Localiza é a maior rede de aluguel de carros da América do Sul: são 557 agências distribuídas em 391 cidades de nove países e uma frota de 117.449 carros.
Avaliada em 5,2 bilhões de reais, a Localiza opera uma plataforma de negócios absolutamente sinérgicos: aluguel de carros (Localiza Aluguel de Carros), franchising de aluguel de carros, gestão de frotas (Localiza Gestão de Frotas), e uma rede de pontos de vendas de carros desativados da frota para consumidores finais (Localiza Seminovos).
Essa plataforma integrada representa um grande diferencial competitivo para a Companhia, uma vez que os negócios são complementares e sinérgicos, proporcionando à Empresa margens competitivas e uma sólida performance financeira.
Website:
http://www.localiza.com.br