(
DINO - 22 jan, 2016) - O publicitário José Borghi, fundador da antiga Borghi Lowe, está entre os 20 publicitários mais importantes do Brasil. No último mês de abril, a revista GQ Brasil, originalmente Gentlemen's Quarterly, que trata de moda, estilo e cultura, publicou uma lista dos 20 publicitários mais influentes do pais, o executivo estava neste ranking. Os profissionais que se dedicam ao mercado da criação foram escolhidos a partir de uma consulta feita pela GQ com os principais executivos das 30 maiores agências do Brasil.
A mente criativa de José Borghi é um dos motivos do sucesso do
publicitário graduado em publicidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp). Quem não se encantou com as crianças que apareciam na TV fantasiadas de bichos de pelúcia? Elas protagonizaram a famosa campanha da Parmalat. E o refrão "É o amor", do tempero Sazón? Duas obras, entre outras tantas, de um profissional que fez carreira nas maiores agências do país até que, em dezembro do ano de 2002, se aventurou no próprio negócio.
José Borghi fundou, em 2002, junto com o parceiro Erh Ray, a agência BorghiErh, que, quatro anos depois, por conta do sucesso, foi comprada pela rede estrangeira Lowe. Erh Ray saiu do negócio, e o publicitário assumiu a presidência da que passou a se chamar Borghi Lowe. Por conta de novas fusões da Rede Lowe, a agência mudou de nome outra vez, Mullen Lowe Brasil. Nela, José Borghi se dedica às áreas de criatividade e inovação. O publicitário criativo atribui tamanho sucesso à persistência de correr atrás do que quer. "Percebi muito cedo que ninguém ia me dar nada, que nada viria de graça, nem por sorte ou destino. Entendi que sem meu próprio esforço seria apenas mais um", diz José Borghi. Ele ainda tem uma opinião bem
positiva sobre o avanço da Era Digital, e o impacto da internet para a área, "Nunca a criatividade teve tantas oportunidades para se mostrar e ser relevante", ressalta o fundador da Borghi Lowe. Além de Borghi, a lista é grande, confira:
Marcelo Serpa, ex-sócio da AlmapBBDO, agência mais premiada mundialmente nos anos de 2004, 2005, 2010 e 2012. Só em "Leões em Cannes", o prêmio mais importante da categoria, ele soma 168. Nizan Guanaes (Grupo ABC), Luiz Lara (Lew"LaraTBWA), Igor Puga (DM9DDB), Paulo Giovanni (Publicis Worldwide Brasil e Leo Burnett Tailor Made), Fernando Musa (Ogilvy & Mather Brasil e David), Anselmo Ramos (David), Pedro Cruz (FCB Brasil) também estão na lista.
Outras duas
campanhas inesquecíveis são de mais um publicitário que faz parte da lista. A frase "O primeiro sutiã a gente nunca esquece" e o garoto-propaganda da Bombril das "mil e uma utilidades" são obras de Washington Olivetto, da WMcCann no Brasil e também da McCann na América Latina e Caribe. E ainda Rodolfo Medina (Artplan), Abel Reis (Dentsu Aegis Brasil e Isobar América Latina), Sergio Gordilho (Africa), Hugo Rodrigues (Publicis Brasil e Salles Chemistri), Ezra Geld (JWT), David Laloum (Y&R), Fabio Fernandes (F/Nazca S&S), Eco Moliterno (Africa), João Livi (Talent) e Marcio Oliveira (Lew'LaraTBWA).