Releases 15/04/2016 - 09:28

Como se destacar no universo do e-commerce


São Paulo, SP--(DINO - 15 abr, 2016) - O universo em uma caixa, não é de hoje que as mulheres tem verdadeiro fascínio por pares de sapato. Inspirado nessa paixão, nasce a Sapatos de Fábrica, um e-commerce de sapatos femininos que conecta as clientes às fabricas das principais marcas nacionais.

As empresárias Tatiana Velletri e Thais Carrino, fundadoras da marca, viram um nicho de mercado visando oferecer os mesmos produtos que as grandes marcas, porem com um valor diferenciado. Isso se deve aos baixos custos operacionais. A marca não pretende ter uma loja física, a venda ocorre toda via website ou mídias sociais, como Instagram e Facebook.

As marcas tendem a ter apenas o e-commerce como ferramenta de venda e estão deixando a loja física. Essa inversão ocorre pois a venda eletrônica está em forte crescimento. Mesmo com a crise, ele representou em 2015 segundo os dados da E-bit/Buscapé, 3,3% das vendas totais no pais. Isso representa 41,3 bilhões movimentados apenas o ano passado.

Atualmente, é muito fácil criar uma loja virtual, porém não basta estar presente e ter preço competitivo, um bom e-commerce precisa se diferenciar para gerar conversão.

A Sapatos de Fábrica além de ter a loja virtual, oferece um serviço de delivery de sapatos, onde um malote de sapatos é deixado na casa da cliente com a numeração especifica dela, e retirado em dois dias. "Desta forma, a cliente fica mais à vontade para experimentar os sapatos no conforto de casa, com os looks dela, sem ter a obrigação de ficar com algum modelo. Este serviço foi criado pois algumas clientes ainda sentem receio de comprar pela internet sem experimentar", conta Tatiana Velletri. O interessante deste serviço é poder agregar a facilidade de ter o produto sem sair de casa, experimentar e gerar mais confiança nas próximas compras.

Outro ponto importante em uma loja virtual é oferecer um atendimento diferenciado. Os consumidores acessam o site, mas muitas vezes sentem a necessidade de falar com o vendedor para saber um pouco mais do produto a ser comprado. "O WhatsApp é uma ferramenta muito utilizada para conectar o cliente ao vendedor, pois as dúvidas são sanadas mais rapidamente e o cliente fica mais tranquilo para realizar a compra", conta Thais Carrino, fundadora da Sapatos de Fábrica. No Brasil o pico de compra ocorre entre 12h e 14h, porém as compras no geral acontecem a qualquer horário, o que é necessário estar à disposição do cliente para manter um bom relacionamento e gerar mais vendas.

Um e-commerce precisa mais do que vender produtos, ele precisa trazer conteúdo interessante para os clientes. O Inboud marketing está em alta, pois ele se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de compra-los. Ele é capaz de atingir o público que realmente está interessado naquele tema. Não é invasivo, mas útil, segundo o site iinterativa. O investimento em Ibound Marketing é 68% menor que em marketing comum, e ele apresenta uma média de ROI (retorno sobre investimento) de 275% segundo o blog Rock Content.
Para gerar aumento nas vendas, a Sapatos de Fábrica busca levar informações relevantes para as clientes, como por exemplo combinação de looks com botas. "As mulheres estão em busca de informações de moda todo o tempo na internet, quando você agrega uma informação relevante e linca isso com um produto da marca, acaba aumentando a taxa de conversão" conta Thais Carrino.

Geralmente, as buscas por informações ocorrem via celular, o que se torna fundamental ter um site responsivo, isso significa ele se adaptar a qualquer dispositivo, como celular, tablet ou computador. De acordo com estimativas da E-bit/Buscapé, em 2015, o acesso via dispositivos móveis em lojas virtuais no Brasil foi de 35%. Isso significa que, em mais de 1/3 do tempo em que os consumidores navegam em lojas virtuais, eles já estão utilizando smartphones ou tablets. As compras feitas em 2015 por dispositivos móveis em lojas virtuais brasileiras representaram, em dezembro, uma participação de 14,3% no volume de pedidos do comércio eletrônico. Isto representa um faturamento de 5 bilhões via dispositivo móvel só em 2015.

O perfil dos compradores em 2015 se dividem em 50% do gênero masculino e 50% feminino. Para a categoria de modas e acessórios, líder em vendas pela internet, as mulheres se destacam. Elas correspondem a 57% do público, formado especialmente por mulheres na faixa etária entre 35 e 49 anos e em maioria (64%), formadas pelas classes A e B. Segundo dados do site Noix.

A busca por novidades e a praticidade de poder comprar sem sair de casa tem feito do e-commerce uma excelente ferramenta de vendas. Para 2016, estima-se que o faturamento do comércio eletrônico tenha um crescimento nominal de 8%, atingindo um total de R$ 44,6 bilhões.


Website: http://www.sapatosdefabrica.com.br/