Releases 23/08/2018 - 12:55

Flavio Maluf destaca os 15 anos do Programa Empreendedor Rural (PER)


(DINO - 23 ago, 2018) - Este ano, o Programa Empreendedor Rural (PER) está debutando. Desenvolvido em 2003, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado do Paraná (Senar-PR) ? o projeto está completando 15 anos em 2018 e já capacitou mais de 28 mil produtores só no estado paranaense. O presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf, reporta que a intenção do PER é dar oportunidade aos produtores, trabalhadores e demais pessoas ligadas ao meio rural de desenvolverem habilidades como empreendedores do agronegócio.

A iniciativa foi criada em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) ? e já foi adotada pelo Senar em âmbito nacional.

Em geral, o Programa Empreendedor Rural é desenvolvido pelos estados em um período de quatro meses, distribuídos em 17 encontros de oito horas que acontecem semanalmente. Ao total, são 136 horas de capacitação que englobam tanto aspectos relacionados ao lado pessoal, interpessoal, social e humano dos participantes ? como cidadania, autoestima, liderança, competências pessoais e grupais e habilidades sociais. Como, também, questões técnicas, referentes a formas de comercialização, custos de produção, planejamento estratégico, noções de legislação trabalhista, ambiental, sucessão familiar, fluxos de caixa entre outros conceitos, salienta Flavio Maluf.

O treinamento do Senar costuma ser dividido em cinco fases: diagnóstico da propriedade, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos, e avaliações. "Em cada uma destas fases, são tratados módulos encadeados de forma a dar suporte teórico e prático aos produtores. Ao todo são 15 (quinze) módulos específicos e direcionados a cada fase do projeto, abordando áreas de conhecimento técnico e de desenvolvimento humano", explicou o portal oficial do PER (www.empreendedorrural.com.br).

"Todos esses temas, trabalhados juntos, permitem que o produtor e/ou trabalhador possa desenvolver atividades inovadoras nas suas propriedades, conhecendo os riscos a que estão sujeitos e quais as melhores formas para se obter sucesso e ser uma pessoa melhor", acrescentou o site do projeto.

O portal oficial do Senar em âmbito nacional (www.senar.org.br), por sua vez, enfatizou que "a elaboração do projeto no final do Programa norteia o produtor rural participante para melhor administrar sua empresa rural, implantando uma nova atividade, ampliando as atividades já existentes, garantindo uma maior rentabilidade e sustentabilidade e, assim, melhorando a qualidade de vida".

O Programa Empreendedor Rural é destinado tanto a proprietários ou arrendatários de terras, e seus parceiros e familiares, como aos demais trabalhadores e prestadores de serviços para o meio rural ? ou, mesmo, a quem está envolvido com atividades econômicas que mantêm vínculo com o setor do agronegócio. O empresário Flavio Maluf, no entanto, lembra que para participar do treinamento é preciso ser maior de idade e ter, no mínimo, ensino fundamental.

Atualização

De acordo com o boletim informativo nº 1443, do Sistema Faep do Paraná ? referente ao período que vai do dia 13 ao dia 19 de agosto ? um Grupo de Trabalho (GT) está empenhado, desde o início de 2018, na atualização do PER.
A mudança foi vista como necessária por conta das transformações ocorridas no país nos últimos anos ? relacionadas aos cenários econômico, político, social, tecnológico e legal.

O GT em atividade é constituído por técnicos do Sistema Faep/Senar-PR e, também, da Fataep; bem como por produtores rurais, que já foram alunos do Programa Empreendedor Rural; e, ainda, de instrutores do PER, destaca o presidente das empresas Eucatex Flavio Maluf.

"O desafio do grupo é, mantendo a identidade do Programa, atualizar o conteúdo e metodologia com base no novo contexto do agronegócio, tecnologias disponíveis e perfil dos participantes", escreveu o Boletim.

Segundo o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, "o cenário atual, por conta de diversos aspectos, é diferente daquele em que o Programa foi criado há 15 anos". "Assim, precisamos identificar as principais transformações para revisão e atualização do Per, para manter a atratividade dos produtores rurais", completou o presidente.

O Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural foi criado pela Lei Federal nº 8315, de 23 de dezembro de 1991, e trata-se de uma entidade de direito privado, paraestatal, que é mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ainda, o Senar é administrado por um Conselho Deliberativo, constituído por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural.

"O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural proporciona mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros", frisou o portal institucional da entidade. O Senar também "desperta a população do campo com oferta de ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial", acrescentou a instituição.

Flavio Maluf reporta, também, que, segundo o que informa o endereço online do Senar, o órgão atende, todos os anos, mais de três milhões de brasileiros do meio rural, gratuitamente. "Contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania", escreveu, ainda, o portal do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Website: https://flaviomalufoficial.com/