Belo Horizonte, MG.--(
DINO - 13 abr, 2016) - A Feira Nacional de Artesanato (FNA), o maior evento do gênero da América Latina, tradicionalmente promovido em Belo Horizonte, já comercializou 82% dos 1.100 stands da sua 27ª edição, que será realizada, de 6 a 11 de dezembro, no Expominas. De acordo com Tânia Machado, idealizadora da feira e presidente do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE), entidade responsável por sua organização, a velocidade de vendas do evento se deve a três fatores fundamentais: a crença dos artesãos no crescimento do mercado, apesar da crise econômica em que se encontra o país, à credibilidade da FNA, que se consolidou como um espaço para a efetivação de bons negócios e contatos, inclusive internacionais, e não só com o consumidor final, mas também com lojistas, e as condições que são oferecidas ao expositor, que incluem descontos, parcelamento e orientações sobre planejamento empresarial.
Ela explica que o artesão que compra o seu stand na feira com antecedência é premiado com benefícios, como descontos e parcelamento do pagamento. Quanto maior a antecedência, maior o desconto, e o pagamento é dividido em mais parcelas. "Quem comprou em dezembro passado, quando abrimos a venda durante a realização da 26ª edição, pôde parcelar o pagamento em 12 vezes, com um desconto no preço de 25%. Já quem quiser adquirir um dos 200 stands restantes poderá dividir o valor da compra em até oito parcelas e ainda com 15% de desconto", detalha.
As condições especiais oferecidas para a compra de stands na FNA, informa Tânia, fazem parte da política de atendimento ao artesão dado pelo Centro CAPE, onde o artista popular é incentivado e capacitado para atuar como um empresário e, portanto, priorizar o planejamento de suas ações. "Os descontos e o parcelamento do valor dos stands facilitam a compra pelo artesão que, assim, também não fica na dependência de um patrocinador para viabilizar a sua participação na feira", assinala.
Ela observa ainda que a organização da feira orienta e estimula a formação de grupos de artesãos para a aquisição e compartilhamento de espaço no evento. "Dessa forma, o custo da participação fica pulverizado e o artesão pode fazer, inclusive, uma economia para bancar os gastos com transporte e hospedagem, durante a realização da feira.
A FNA ainda abre espaço para artesãos que nunca participaram de um evento, por meio do Projeto Meu Primeiro Evento, que subsidia a participação de 59 novos expositores. A seleção de candidatos pelo projeto já está em curso e os interessados devem fazer a sua inscrição, até o dia 7 de maio, no site da feira, no endereço
http://www.feiranacionaldeartesanato.com.br/index.php/expositor/30-meu-primeiro-evento. A divulgação dos artesãos selecionados será em 16 de maio. Já o artesão que quer comprar um stand deve entrar em contato pelo e-mail
contato@feiranacionaldeartesanato.com.br ou pelo número de telefone 31 3282 8280.
Credibilidade
A consolidação da FNA como o maior e mais tradicional evento do gênero da América Latina se deu em quase três décadas de realização do evento. Na última edição, já em plena crise econômica, a feira movimentou recursos da ordem de R$ 60 milhões e recebeu um público de 120 mil visitantes. Além disso, o evento registrou R$ 1 milhão nas vendas imediatas a compradores internacionais, levados à FNA pela organização, e outros R$ 2 milhões em exportações, cujos contatos foram iniciados na feira, e foram se concretizando ao longo dos primeiros meses de 2016.
A oito meses de sua realização, a 27ª FNA, que este ano terá como tema o Natal, já garantiu a participação de artesãos de 22 estados brasileiros e de três países estrangeiros ? Senegal, Turquia e Paquistão ? que vão mostrar na capital mineira os mais variados tipos de artesanato, com peças em tecido, madeira, cerâmica, pedra, confeccionados com fibras naturais, a partir da reutilização de materiais, entre outros. A feira conta com áreas temáticas: o Espaço Indígena, para o artesanato feito por diversas etnias de índios brasileiros, e o Espaço Especial, para o artesanato de design. Durante o evento são realizadas oficinas de técnicas artesanais voltadas para o público, e consultorias empresariais para expositores. São ainda promovidos shows e apresentações culturais.
Website:
http://www.feiranacionaldeartesanato.com.br/