Releases 26/06/2015 - 10:24

Caraguá elabora Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica


Caraguatatuba/SP--(DINO - 26 jun, 2015) - Pautado pelo documento produzido no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ? Rio+20, o Estado de São Paulo deve cumprir 40 metas, dentro de uma estratégia de ação, que devem ser cumpridas até 2020. E Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, também está preocupada com o desenvolvimento que ofereça qualidade de vida tanto dos moradores quanto para a fauna e a flora.

Para encontrar ideias e soluções conjuntas para a defesa do Meio Ambiente, o município assinou juntamente com a Fundação SOS Mata Atlântica um Termo de Cooperação Técnica para implementar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), instrumento de gestão ambiental previsto na Lei Federal 11.428/2006.

A assinatura do documento ocorreu na manhã desta quinta (25/6/2015) na Assembleia Legislativa, em São Paulo. Na ocasião, o vice-prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos Junior, participou do lançamento da Frente Parlamentar Ambientalista e pelo Desenvolvimento Sustentável.

Caraguá se comprometeu, por exemplo, a compor o Grupo de Trabalho para elaboração do plano e propor ao Conselho Municipal de Meio Ambiente a formar uma comissão técnica interinstitucional para participação e acompanhamento da elaboração do PMMA.

O vice-prefeito disse que o evento foi de extrema importância. "Precisamos ter um grande respeito pelo Meio Ambiente, tendo em vista que os recursos naturais são finitos. Hoje, Caraguá é pioneira nesta parceria com a SOS Mata Atlântica e a Assembleia Legislativa para que, juntos, possamos discutir todas as questões ambientais", destacou.

De cunho suprapartidário, a frente ambientalista lançada hoje (25) foi criada pelo ato 92/2015, de 22 de abril, com a adesão de 31 deputados. O objetivo é apoiar as políticas públicas e ações que promovam o desenvolvimento sustentável no Estado, contribuir para o seu aprimoramento, o aperfeiçoamento da legislação em vigor e sua efetiva aplicação e fiscalização. A frente estadual tem a ONG SOS Mata Atlântica, que atua há 30 anos no país, como colaboradora.
Website: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br