(
DINO - 26 jun, 2015) - Manter os aparelhos de pilates higienizados garante que eles estejam livres de micro-organismos que podem causar odor e até mesmo infecções mais graves. Boas práticas de higiene e técnicas corretas de limpeza fazem parte dos princípios de qualquer espaço de saúde, pois evitam contaminações e a disseminação de infecções, já que uma clínica pode concentrar inúmeros micro-organismos, bactérias e vírus nocivos à saúde dos pacientes e também dos profissionais que atuam no local.
De acordo com a enfermeira Mirela Bem, a higienização dos
equipamentos de RPG e Pilates é fundamental para garantir a saúde dos pacientes e dos funcionários dos espaços de saúde.
"Através da correta higienização pode ser oferecido aos pacientes um ambiente limpo e esteticamente organizado, livre de mau odor, visando o conforto, segurança e bem-estar de todas as partes envolvidas no tratamento. Tivemos um bom exemplo de como micro-organismos podem se proliferar quando sofremos com o surto do vírus H1N1 em 2012", lembra.
Ainda de acordo com a enfermeira, a utilização das boas práticas durante a execução dos processos de limpeza, além de eliminar a sujeira e reduzir a carga contaminante das superfícies, evita a disseminação de micro-organismos através da adoção de medidas de controle e preserva a saúde de todos. Para se efetuar uma boa higienização dos aparelhos, a enfermeira ensina que primeiramente é muito importante ler o manual do equipamento.
"No manual você vai encontrar a relação dos produtos que podem ser utilizados nos aparelhos e a dosagem desses produtos. Nem sempre o paninho com álcool vai resolver. Às vezes, o produto errado pode danificar o aparelho", relata a enfermeira.
Cuidados com equipamentos
Mirela ensina que a higienização deve ser feita imediatamente após o uso dos aparelhos. para garantir que quando o próximo paciente chegar, tudo esteja pronto para recebê-lo. A enfermeira dá algumas dicas para a higienização dos equipamentos mais comuns em espaços de esporte e fisioterapia.
"Colchonetes, bolas e estruturas metálicas podem ser limpos com sabão neutro e secados com pano limpo. Nos equipamentos de madeira você pode utilizar a mesma mistura de água e sabão neutro. O cuidado também deve estar no piso. Procure usar produtos próprios para cada ambiente. A água sanitária no chão ajuda a matar bactérias resistentes", ensina.
A enfermeira lembra que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fiscaliza os ambientes hospitalares, clínicas e outros estabelecimentos relacionados ao segmento da saúde.
"A Anvisa possui uma série de exigências para a manutenção dos ambientes de saúde. Com isso, ela espera garantir uma maior excelência nos serviços, reduzindo os riscos de contaminação. Assim, é muito importante sempre estar atento para a higienização dos ambientes e dos aparelhos, já que os pacientes têm contato direto com a estrutura dos equipamentos", relata.
A profissional lista alguns problemas causados pela falta de higiene em ambientes e clínicas de saúde. Segundo a enfermeira, superfícies e mesmo secreções como o suor, podem transmitir fungos, infecções virais e bacterianas na pele. O suor e o contato direto ou indireto com lesões e secreções de outras pessoas tornam a pele sensível a diversos problemas, como furúnculos, herpes e pé de atleta.
Aparelhos para Pilates
Com mais de 14 anos de história, a Shopfisio foi fundada por profissionais de fisioterapia para oferecer soluções no segmento de reabilitação de movimentos, e presta serviços de consultoria, assistência técnica, manutenção e entrega dos equipamentos no ramo da saúde e estética.
A experiência na área da saúde a tornou uma empresa especializada no atendimento de clínicas e hospitais. A empresa sempre está em busca de inovação e tecnologia para o profissional de saúde proporcionar mais bem-estar a seus pacientes.
Para saber mais,
acesse o site da Shopfisio