Campinas-SP--(
DINO - 03 fev, 2016) - Finalzinho de férias e um feriadão pela frente, é hora de pegar a família e aproveitar para relaxar, algumas pessoas já estão com as malas prontas. Mas...você já fez a revisão de seu veículo? Reserve um tempinho para preparar o carro. Programe a revisão com alguns dias de antecedência, na DPaschoal não leva mais que 30 minutos, caso tenha que realizar algum reparo, não vai comprometer sua viagem e vai lhe garantir mais segurança.
Segundo a previsão do tempo deve chover em algumas partes do País e, com sol ou chuva, uma viagem segura, depende de um veículo confiável. Como está a palheta de seu veículo? Leandro Vanni, Engenheiro de Serviços da DPaschoal, dá algumas dicas para manter os motoristas atentos à manutenção preventiva do seu veículo.
Palhetas: Se o carro fica sob o sol é importante verificar se as palhetas não estão ressecadas. "Procure limpar o vidro com um pano úmido retirando todas as impurezas", se a palheta estiver com problema, busque um especialista, que possa fazer a regulagem de seus braços de fixação.
As tempestades de verão são um desafio para os motoristas, principalmente nas rodovias. O motor é o grande prejudicado quando um carro entra em contato com a água. Então, se tiver que atravessar um trecho alagado, reduza a marcha e mantenha a aceleração do veículo em alta, passe devagar evitando que água que respinga no motor contamine os componentes eletroeletrônicos.
Nunca passe logo atrás de outro carro, geralmente o veículo cria ondas que são maiores que o nível de água acumulado e esta água pode entrar pela tomada de ar do veículo e causar sérios danos.
Muitos veículos em uso não possuem sistema de freios ABS, portanto fique alerta ao trânsito, mantenha distância segura do veículo que vai à sua frente, nunca breque bruscamente sob o pavimento molhado, isto pode causar uma aquaplanagem e o motorista vai perder o controle total da direção.
Freios: Fique atento ao painel do veículo, o sistema de freio possui uma luz de anomalia, acender (na cor vermelha), é porque há algum problema. Leandro Vanni, Engenheiro de Serviços da DPaschoal, explica que não se deve descuidar do fluído de freio. Ao longo do tempo, ele absorve água e perde sua eficiência, por isso deve ser revisado a cada seis meses.
Pneus: Calibragem é fundamental e ela deve ser feita preferencialmente com os pneus frios. Esse simples cuidado garante segurança e prolongamento da vida útil de seu pneu. Mesmo com o asfalto em boas condições, o calor provocado pelo atrito, somado ao sobrepeso da bagagem, pode murchá-los Nossa dica é: Se for viajar, com o carro carregado, calibrar logo que sair de casa e a deve ser com a carga total, indicada no manual do veículo. Não se esqueça do estepe!
Se o dia estiver quente o motor vai trabalhar com temperatura mais alta, portanto o veículo tende a consumir mais óleo. Verifique o nível de óleo antes de sair de casa ou após uma longa viagem. Veículos submetidos às altas temperaturas em situação de tráfego urbano podem sofrer ainda mais com o consumo de óleo.
Para finalizar, Vanni enfatiza: "Verifique a água do radiador, conforme a recomendação do fabricante, cheque o funcionamento das lâmpadas dianteiras e traseiras, verifique a validade do extintor de incêndio. E não se esqueça dos itens obrigatórios, a falta de triângulo, chave de rodas e macaco, pode transformar um pneu furado em uma longa espera por ajuda, além de resultar em infração e sete pontos na carteira", conclui.